segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PAPEL INDICADOR DE pH CASEIRO


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis

Alguns experimentos para serem realizados necessitam que seja medido o pH que indicará se a solução está ácida ou alcalina (básica). Anteriormente foi postado nessa coluna um experimento que explica detalhadamente como preparar um extrato feito do repolho roxo que servirá como um indicador de pH “A mágica da água que muda de cor”, nosso 7º experimento postado no 18 de maio de 2011.
Mas, em algumas ocasiões, não temos todos os recursos disponíveis para prepararmos esse extrato, por isso achei interessante ajudá-los a preparar um material que terá a mesma utilidade do extrato, mas que terá o diferencial de poder ser armazenado e transportado com facilidade para ser usado em qualquer lugar.

MATERIAIS UTILIZADOS
  • ·         Suco de repolho roxo
    ·         Papel de filtro de café ou papel reciclado (branco)
    ·         Tigela rasa
    ·         Jornais velhos

    PROCEDIMENTOS

    ·         Voltando um pouquinho no experimento “A mágica da água que muda de cor” vamos preparar o extrato de repolho roxo, porém dessa vez precisamos que ele fique mais concentrado, com uma coloração mais intensa.
    ·         Coloque o extrato em uma tigela rasa e em seguida pegue o papel filtro e mergulhe completamente na solução. Retire o papel e deixe secando sobre alguns jornais velhos.
    ·         Quando o papel estiver sequinho, estará pronto para o uso. É só cortar em tiras.
    ·         Com o seu papel indicador, você pode testar as soluções que quiser, é só mergulhar a ponta do papel na solução ou adicionar uma gota da solução ao papel indicador
    ·         Experimente com vários produtos que você tem em casa mesmo: sucos de frutas, produtos de limpeza, refrigerante, etc.

    O QUE ACONTECE?

    As substâncias coloridas presentes no repolho roxo são solúveis em água. Quando o papel seca, estas substâncias ficam presas nas fibras de celulose do papel, mas conservam suas propriedades de indicadores ácido-base.
    Assim poderemos testar se determinado produtos contêm ácidos ou bases em sua composição, simplesmente mergulhando o papel neles.

     EXPLICANDO!!!!

    Nesse momento eu deveria lhes dar uma breve explicação sobre o que é pH, o que é e para que serve um indicador de pH, deveria lhes fornecer também uma escala com as cores nos diferentes pHs.  Mas, resolvi que se fizesse isso estaria sendo repetitiva já que no experimento citado no início nessa postagem poderá se encontrar toda essa explicação. Sendo assim, caso precise de explicações acerca desses conteúdos, dêem uma olhadinha no referido experimento.
    Mas para que não fiquemos sem analisar a química dentro do nosso experimento de hoje, resolvi falar um pouco sobre o papel.
    O papel é formado por fibras celulósicas que são justapostas artificialmente para garantir a sua resistência. A principal matéria-prima para obtenção dessa fibra é a madeira, proveniente do tronco das árvores.
    A composição química do papel varia de acordo com o tipo de planta, mas pode-se considerar que o principal constituinte das células da madeira é a celulose, que é um polissacarídeo construído a partir de monômeros de β-D-Glucose.
    A D-Glucose é um sacarídeo contendo grupos álcool (OH) e um grupo aldeído (COH).
    Após a sua fabricação o papel é composto de algumas substâncias:
    Constituintes majoritários: lignina, celulose e hemiceluloses.
    Constituintes minoritários: substâncias minerais, protéicas, ácidos gordos, ácidos resínicos.
    Deve-se ressaltar a importância do componente lignina, uma macromolécula que confere ao papel uma maior resistência. A porcentagem de lignina no papel pode ser identificado através da coloração escura, presente no papel pardo e no papelão, por exemplo, ou seja, quanto mais escuro mais lignina.
    Do ponto de vista químico, as fibras são formadas pelas interações entre as moléculas de celulose, proporcionadas pelas ligações de hidrogênio entre os grupos hidroxila dos monômeros.
                                                                                                                                 
    Espero que tenham gostado do post de hoje e espero todos vocês na próxima quarta-feira, que é o dia em que essa coluna é atualizada.

    REFERÊNCIAS
    http://qnesc.yordan.com Acesso em: 11/01/2012
    http://www.mundoeducacao.com.br Acesso em: 11/01/2012







Nenhum comentário:

Postar um comentário