quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Por trás dos belos adornos pode existir uma Química

Bolsista: Eliana


As jóias vêm dos tempos mais remotos, as primeiras jóias foram produzidas com materiais considerados belos, fascinantes ou raros. Elas eram e ainda são usados normalmente como fonte de beleza.
          A prata tal como o ouro era e ainda é considerada pelas pessoas um metal precioso e extremamente restrito. Devido sua maleabilidade e ductilidade torna-a ideal para fazer jóias e embelezar as pessoas.
         Atualmente vários artistas vêm se utilizando dos materiais de joalheria para produzir belas artes para deixarem as pessoas mais elegantes. Utiliza metais em diferentes textura  e formas,cerâmicas, vidro, esmaltes, conchas, ossos e rochas.
         A prata é encontrada na natureza em formações rochosas quase sempre impura. Para retirar as impurezas utilizam-se soluções ácidas de enxofre e nitrogênio, pois a prata apesar da sua baixa preferência por reações oxirredutivas é solúvel nessas substâncias. A partir deste processo, com os sais de prata decantados, basta uma eletrólise ígnea ou fundição do sal para que seja obtida a prata praticamente pura. Ela é muito difícil de oxidar, é sólida de coloração esbranquiçada e brilhante de símbolo Ag. É o melhor condutor de eletricidade dentre os metais.
         É isto ai galerinha do Quipibid tendo este conhecimento de prata vocês podem usa-la para ficarem mais elegantes além de poder usá-la em lentes de óculos, utensílios domésticos entre várias outras aplicações.
  Fontes:
http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e04710.html
http://www.joia-e-arte.com.br/joia.htm
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/prata/

Nenhum comentário:

Postar um comentário