sábado, 10 de março de 2012

Ferro (Fe)

Bolsista: Leonice Paraguai
Olha pessoal! Estou de volta novamente para falar um pouco mais de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar do Ferro (Fe), é um elemento muito utilizado na construção civil, no qual se usa juntamente com outros elementos na produção de ligas, para maior resistência a corrosão. É um elemento metálico de transição, maleável e dúctil.
 O metal é fundido em ambiente redutor em forno e depois é processado para obtenção de Ferro (Fe) e de vários tipos de aço. O Ferro (Fe) em seu estado puro tem três formas cristalinas, o ferro-alfa estável abaixo de 906ºC, com estrutura cúbica de corpo centrado; mas o ferro-gama estável entre 906ºC e 1403º C com estrutura não magnética, com estrutura cúbica de faces centradas; e o ferro-delta com estrutura cúbica de corpo centrada, acima de 1403ºC. O Ferro tem nove isótopos, com números de massa de 52 a 60. É o quarto mais abundante na crosta terrestre.
É um elemento necessário em nível de traço nos organismos vivos. Nos vertebrados existe íon de ferro na molécula de hemoglobina do sangue que faz o transporte de oxigênio dos pulmões. O corpo de uma pessoa adulta normal contem cerca de 3 gramas de Ferro(Fe), a maior parte dele na hemoglobina. O Ferro (Fe) é muito reativo sendo oxidado pelo ar úmido, deslocando o hidrogênio de ácidos diluídos e se combinando com elementos não metálicos. Forma sais iônicos e numerosos complexos nos estados de oxidação +2 e +3. O Ferro (IV) existe no íon ferrato, FeO42-. Forma também complexo no estado de oxidação zero, por exemplo, Fe (CO)5.
A Siderita, (FeCO3), um dos minério mais  abundante no Brasil. As principais fontes são os minérios hematita (Fe2O),magnetita(Fe3O4), limonita (FeO(OH)nH2O),ilmenita(FeTiO3),siderita (FeCO3) e pirita (FeS2).

Os  cristais de magnetita, Fe3O4, sobre clorita. A magnetita é o minério com o maior teor de ferro. Hematita vermelha, Fe2O3, usada como corante (ocre).  É um elemento muito abundante no Brasil.
Por hoje é só pessoal!Uma ótima semana para todos e até a próxima semana, com mais um “Elemento Químico”.


Referência


Nenhum comentário:

Postar um comentário