sábado, 10 de março de 2012

Rutherfórdio (Rf)


Bolsista: Leonice Paraguai
Oi pessoal! Estou de volta novamente para falar de mais um “Elemento Químico”. Hoje vou falar do Rutherfórdio (Rf), é um elemento sólido a 25ºC, metálico, pertencente à classe dos metais de transição, preparado por síntese, de cor branco-prateada ou acinzentada, e localiza-se no grupo quatro e período 7 da Tabela Periódica. Este elemento possui número atômico 104 e massa atômica 261,11. 

O Rutherfórdio não se encontra presente na Natureza. O seu isolamento é feito a partir de reações nucleares envolvendo a fusão de um isótopo de plutônio, o plutônio-242, com néon-22. Nunca foi observada a formação de grandes quantidades de Rutherfórdio, sendo este sintetizado em pequeníssimas proporções. Este elemento não apresenta aplicações práticas e desconhecem-se as suas reações com o ar, a água, os halogênios, os ácidos e as bases. É um elemento produzido artificialmente em pequenas quantidades. É altamente radioativo e não tem qualquer aplicação prática conhecida; pouco se sabe sobre ele. Foi documentado como sendo o 1º elemento sintético, foi produzido em 1964.

Em 1964 cientistas russos da Universidade de Dubna da ex-URSS reclamaram a descoberta do elemento 104 e sugeriu o nome de Kurchatovium, de símbolo químico Ku, em homenagem ao cientista Igor Vasilevich Kurchatov (1903-1960). A sua descoberta envolvia a reação de colisão entre plutônio-242 e néon-22. Posteriormente, este elemento teve a designação provisória de unnilquádio (Unq), que se demonstrou ser pouco popular. Este nome derivava do termo grego e latino para 1-0-4, isto é, un-nil-quadium.


Em 1969, um grupo de cientistas americanos da Universidade de Berkeley na Califórnia descobre isótopos do elemento 104. As suas experiências envolviam colisões altamente energéticas entre califórnio-249 e carbono-12. Estes cientistas descobriram ainda que fosse impossível reproduzir o elemento descoberto pelos cientistas russos em 1964 e propôs para o novo elemento descoberto o nome de Rutherfórdio, em homenagem ao físico e químico inglês Ernest Rutherford (1871-1937). O nome Rutherfórdio é hoje em dia o adotado pela IUPAC (Internacional Union of Pure and Applied Chemistry).

No mesmo ano, em novembro Al Ghiorso propôs que o elemento 104 deveria ser chamado de Rutherfórdio (Ernest Rutherford foi quem primeiro explicou a natureza da radioatividade e ganhou o Prêmio Nobel em química no ano de 1908).

Durante aproximadamente duas décadas, o mundo científico, conviveu com três nomes para o elemento 104. Cada país usava o seu próprio nome. O dicionário Oxford listava ambos, mas politicamente as tabelas periódicas usavam um nome intermediário, uninílio (unnilquad).
Para resolver o impasse, o grupo de trabalho sobre os elementos transférmicos, um comitê junto a União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAF) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), reuniram-se em 1985, para determinar, a prioridade da descoberta para todos os elementos posteriores ao férmio (Fm).
Em 1992, o comitê concluiu que poderia ser creditada aos dois grupos (Dubna e Berkeley), a descoberta dos elementos 104 e 105. Esta conclusão não foi aceita pelo grupo de Berkeley e outros.
Após longas disputas e vários argumentos sobre o nome do elemento 104, a questão foi resolvida em 1994, sendo dado o nome de Rutherfórdio, sustentado pelos americanos.
Por hoje é só pessoal! Até a próxima semana com mais um “Elemento Químico”. Um ótimo feriado a todos vocês.

Referências:


2 comentários: