sábado, 24 de março de 2012

Gay-Lussac


Bolsista: Leidiane Rosa
Químico e físico francês, Joseph Louis Gay-Lussac nasceu em Saint-Léonard-de-Noblat, a 6 de dezembro de 1778, e faleceu em Paris a 9 de maio de 1850. Estudou na École Polytechnique, onde foi discípulo de Berthollet. Em 1809 assumiu a cadeira de química da École Polytechnique e a de física da Sorbonne.
É conhecido atualmente pelas contribuições que fez às leis dos gases. Em 1802, Gay-Lussac foi o primeiro a formular a segunda lei dos gases, que se pode enunciar da seguinte forma: Quando se mantém a pressão constante, o volume de um gás é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta. Esta lei é conhecida atualmente como Lei de Charles e Gay-Lussac.
Outra grande contribuição de Gay-Lussac é a sua Lei volumétrica, onde ele afirma que nas mesmas condições de temperatura e pressão, o volume resultante da combinação de dois gases mantém uma relação numérica simples com os volumes de cada um deles, sua tese foi publicada em 1808, e envolvia a reação entre o hidrogênio e oxigênio, cujo produto era vapor de água. Esse princípio, conhecido como lei das combinações simples ou lei de Gay-Lussac, contribuiu decisivamente para o estabelecimento da hipótese de Avogadro.
Em 1804, fez duas ascensões em balão, com o objetivo de estudar as regiões elevadas da atmosfera. Suas investigações científicas foram com êxito, havendo, entre outros importantes resultados, averiguado a invariabilidade da composição do ar e as variações do campo magnético em função da altitude.
Em companhia de Thénard, Gay-Lussac isolou o potássio, em 1808, extraindo-o da potassa fundida, em 1805 determinou com bastante precisão a composição volumétrica da água; em 1808 isolou o boro; em 1815 isolou o cianogênio e, no ano seguinte, determinou a composição do peróxido de nitrogênio.
Por sua notável contribuição para o progresso da química, foi eleito para Academie de Sciences, de Paris, e para a Royal Society, de Londres.


A Lei de Gay-Lussac que abrange tanto a Química e a Física é a lei dos gases perfeitos: sob volume constante, a pressão de um gás aumenta proporcionalmente com a temperatura. A fórmula pra calcular este princípio é a seguinte:
P=K            
    T
Onde: P é a pressão do gás
          T é a temperatura do gás (em Kelvin)
          K é uma constante 

Referencias
www.explicatorium.com/Joseph-Gay-Lussac.php
allchemy.iq.usp.br/metabolizando/beta/01/gay.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/leis-gay-lussac.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário