quarta-feira, 23 de maio de 2012

COMO AS FRUTAS AMADURECEM?



Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá pessoal do Quipibid! Vocês sabiam que a química também se faz presente no amadurecimento das frutas? Pois bem, se vocês desejam aprender como acontece esse processo, fique atento nas informações a seguir.
                                    

             Os alcenos fazem parte dos hidrocarbonetos e têm fôrmula geral CnH2n .Em sua nomenclatura utiliza-se o infixo en e o sufixo o. O mais simples dos alcenos é o eteno, trivialmente chamado de etileno.
            O etileno apresenta fórmula estrutural H2C = CH2. Ele é uma das substâncias orgânicas mais importantes para as indústrias químicas e é obtido do petróleo, principalmente como sub-produto do craqueamento catalítico e de outros procedimentos envolvendo o processamento petroquímico.
            O etileno ocorre em pequena quantidade na natureza, sendo liberado por certas plantas e atuando como hormônio vegetal responsável, entre outras coisas, pelo amadurecimento de frutos.
            Fruticultores se aproveitam dessa propriedade do etileno. Eles podem apanhar frutos ainda verdes, transportá-los sem que haja perda apreciável por apodrecimento e forçar a maturação submetendo-os a um ambiente contendo o gás.
            Para que vocês tenham uma melhor compreensão dessas informações, finalizarei a matéria de hoje com um simples e interessante exemplo:
            Se colocarmos dois tomates igualmente verdes em dois frascos separadamente e em um dos frascos adicionarmos uma banana madura, vamos perceber que o etileno desprendido pela banana acelera não só o início do apodrecimento da própria banana, como também o amadurecimento do tomate que está no mesmo frasco.
            A prática de expor certos frutos à fumaça resultante da queima de querosene ou serragem tem o mesmo fundamento, pois essa combustão produz pequena quantidade de etileno.
            Boa leitura e até a próxima!!!!!!!!!!

Referência bibliográfica:
Peruzzo, Francisco Miragaia
Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário