quarta-feira, 23 de maio de 2012

PERSONALIZANDO SUA PRÓPRIA GARRAFA "PET"



Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Você já parou pra pensar como funciona o engarrafamento de bebidas que são acondicionadas em garrafas plásticas tipo PET, em uma fábrica? Como é feito a moldagem das garrafas plásticas (PET)? Elas já veem da fábrica no tamanho exata a que serão utilizadas?
São tantas as perguntas, e iremos hoje esclarecer várias delas. Então vamos iniciar o experimento e espero que até a conclusão deste, todas as dúvidas sejam sanadas.

MATERIAIS UTILIZADOS
·         Pré-formas de PET
·         Válvula de pneu
·         Tampa de garrafa de refrigerante
·         Bomba de bicicleta
·         Água
·         Béquer ou panela
·         Fonte de aquecimento (chapa aquecedora, bico de bunsen, fogão, etc.)

PROCEDIMENTOS
·         Primeiro para personalizarmos nossa própria garrafa PET, precisamos de pré-formas. Esses tubos de plásticos podem ser encontrados em lojas de embalagens, artesanatos ou até em fábricas de refrigerantes.

·         Pegue a tampa de garrafa de refrigerante e faça um furo de modo que a válvula de pneu se encaixe bem apertado nesse furo.
·         Coloque água dentro da pré-forma, abaixo da altura da rosca e esta dentro de um béquer ou panela com água. Aqueça até a fervura. O aquecimento pode ser feito no microondas, mas nesse caso o recipiente deve ser apropriado.
·         Após a fervura, retire a pré-forma da água quente com cuidado, utilizando um pano ou luva térmica para evitar queimaduras. Rapidamente coloque a tampa com a válvula de pneu na pré-forma. Obs.: Você deve trabalhar com rapidez, pois a pré-forma não pode esfriar.
·         Prenda a bomba de bicicleta na válvula e bombeie ar para dentro da pré-forma o mais rápido que você conseguir. Pare de bombear quando a garrafa estiver no tamanho que você quiser, ou quando ela esfriar e consequentemente não aumentar mais de tamanho.
·         Agora sua garrafa personalizada está pronta. Com ela fria é só retirar a conexão da bomba e abrir a tampa.
·         Se sua bomba tiver um medidor de pressão, você pode aproveitar para verificar a pressão que se encontra dentro da garrafa.

VARIAÇÕES - Para fazer garrafas de tamanhos e formatos diferentes, você poderá usar de dois recursos:
1. Deixe um pouco de água quente dentro da pré-forma. As paredes da pré-forma molhadas com água quente permanecem aquecidas por mais tempo, permitindo assim que você crie garrafas maiores, ou uma garrafa com apenas a parte inferior expandida.
2. Você pode criar um molde para a sua garrafa. Uma garrafa quadrada, por exemplo, seria bem diferente das tradicionais, para isso bastaria você fazer um molde no formato desejado e encher a garrafa dentro desse molde.

O QUE ACONTECE...
O processo que utilizamos nesse experimento para moldar nossa própria garrafa PET é o mesmo utilizado nas fábricas de refrigerantes. As fábricas de bebidas também sopram suas garrafas, só que de maneira um pouco diferente, já que isso é feito em grandes quantidades.
Elas utilizam máquinas que sopram as pré-formas aquecidas, colocadas dentro de um molde no formada da garrafa desejada. Sendo que essas máquinas sopram cerca de 10 mil garrafas em uma hora.
As pré-formas são sopradas no local do engarrafamento da bebida, devido a uma questão de facilidade e economia. Pois é, com certeza, mais fácil e econômico transportar as pré-formas que tem um volume bem mais reduzido, do que transportar as garrafas já no seu tamanho de uso. Sendo mais fácil também trocar o molde, quando se for engarrafar um refrigerante diferente, por exemplo.
A grande vantagem desse tipo de plástico, o PET, é justamente o fato de ele poder ser moldado ao ser aquecido e ainda, após o seu uso ele ter a possibilidade de ser reutilizado na fabricação de outros produtos.
Esse tipo de polímero é chamado de termoplástico. Para sua reutilização, o PET é usualmente aquecido até a fusão e o líquido passa por uma máquina extrusora, que é basicamente como um moedor de carne. Ela tem um parafuso que empurra o material para frente e peças com furos de diferentes diâmetros, que facilitam a obtenção desde fios (usados para fazer de camisetas até carpetes) até barras, como um espaguete, e mesmo tubos ocos, usados para o transporte de água.

E aí pessoal, o que vocês acharam? Espero que tenham gostado e conseguido entender um pouco como funciona o processo de obtenção das garrafas tipo PET que utilizamos em casa. Até a semana que vem...

REFERÊNCIAS
MATEUS, Alfredo Luís. Química na cabeça 2: Mais experimentos espetaculares para fazer em casa ou na escola. 2 ed., p.104, Belo Horizonte: UFMG, 2010.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário