sábado, 12 de maio de 2012

Dúbnio (Db)


Bolsista:Leonice Paraguai
Olha pessoal! Estou aqui para levar algumas informações sobre mais um “Elemento Químico”. Hoje vamos conhecer um pouquinho do elemento Dúbnio (Db), um elemento pouco conhecido,talvez você ainda não ouviu falar desse elemento, mas ele foi descoberto a pouco tempo  também e pouco comentado, porém não  tem  quase nenhuma utilidades. É um elemento químico sólido a 25º C, metálico, preparado por síntese, de cor branco-prateada ou acinzentado.
Os elementos de números atômicos até 105 foram obtidos bombardeando-se actinídios com núcleos leves tais como He, B, C, N e O. Mas, atualmente, estão sendo feitas tentativas para se obter elementos com Z= 105, bombardeando-se núcleos razoavelmente pesados, como 82Pb ou 83Bi, com núcleos de tamanho médio. Isso contraria a tendência vigente de se obter a série de elementos de modo gradual, em pequenas etapas. Os núcleos a sofrerem fusão são selecionados de modo a gerar um núcleo próximo a um “número mágico”. O núcleo recém formado decairá, emitindo várias partículas, mas a energia das mesmas deve ser mantida tão baixa quanto possível, para diminuir as chances de ocorrer fissão. As dificuldades práticas envolvidas são enormes. Além disso, é extremamente caro construir aceleradores capazes de imprimir energia suficiente para bombardeamento com núcleos de tamanho médio.
Dubna, a cidade da ciência
O Dúbnio é um elemento produzido artificialmente, é um transactinídeo. Em 1967, G. N. Flerov informou que uma equipe soviética de pesquisadores do Joint Institute de pesquisa nuclear em Dubna, produziu alguns átomos do elemento 260-105 e 261-105, bombardeando o Américo-243 com o neônio-22. Em 1992, a União Internacional de Química Aplicada (IUPAC) e a União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAF), concluíram que poderia ser creditada aos dois grupos (Dubna e Berkeley), dando assim o nome de Dúbnio (Db) ao elemento 105. A síntese deste elemento utiliza a tecnologias de bombardeamento. O seu atual isolamento como elemento livre ainda não foi terminado.
As primeiras amostras foram obtidas a partir de reações nucleares envolvendo a fusão de um isótopo de califórnio, o califórnio-249, com azoto 14. Uma segunda forma com o mesmo isótopo via berquélio também é usada. O Dúbnio (Db) não se encontra presente na natureza. Se este encontrasse presente constituiria um risco devido à sua perigosa radiação. Nunca foi observada a formação de grandes quantidades de dúbnio, sendo este sintetizado em pequeníssimas quantidades. Este elemento não apresenta aplicações práticas e desconhecem-se as suas reações com o ar, a água, os halogêneos, os ácidos e as bases.

Bom pessoal! Estarei de volta na próxima semana com mais um “Elemento Químico”. Uma ótima semana para todos e estude bastante. No estudo você nunca saberá tudo, mas sempre aprenderá um pouco a cada dia.


Referência:
Lee, J. D. Química inorgânica não tão concisa, 5ª ed. São Paulo: Blucher, P.459. 1999.
http://www.cq.ufam.edu.br/Tabela_periodica/Dubnio.html

Um comentário: