sexta-feira, 11 de maio de 2012

Torricelli e a Pressão Atmosférica


Bolsista: Leidiane R. Rosa
Você tem ideia de como se faz para medir a pressão atmosférica?
O que proporciona os balões a voar no espaço?
Tudo isso tem a ver com a pressão, a quem explica isso melhor é Torricelli.

Evangelista Torricelli nasceu em 15 de outubro de 1608 em Faenza, um dos Estados Pontifícios na Itália. Estudou no colégio jesuíta em Roma, e na Universidade de Roma onde estudou matemática sob a orientação de Benedetto Castelli. Torricelli teve influencias de grandes estudiosos como Galileu, o qual foi secretario e discípulo. Torricelli foi nomeado pelo Grão-Duque da Toscana como matemático da corte, tornando se sucessor de Galileu na cátedra de matemática da Universidade.
O surgimento de novas ciências experimentais tais como a física, a astronomia e as suas aplicações, a hidráulica e a balística, levou os estudiosos a resolverem novos problemas, Torricelli, fez vários estudos, entre eles o estudo sobre o movimento de projeteis e problemas de geometria. Na área da matemática descobriu uma formula que pode calcular a velocidade final de um corpo, entre outras descobertas, enunciou o teorema que permita determinar o centro de gravidade de qualquer figura geométrica por meio da relação de duas integrais. Em suas contribuições à física, Torricelli inventou o barômetro, aperfeiçoou o telescópio e construiu um tipo de microscópio.
      Retomando uma ideia de Galileu, Torricelli realizou experimentos com um tubo parcialmente cheio de mercúrio, no interior do qual conseguiu, pela primeira vez, fazer vácuo. Depois de varias experiências, concluiu que as variações na altura da coluna de mercúrio eram causadas por mudanças na pressão atmosférica. Acabava de inventar o barômetro de mercúrio, (tubo de Torricelli).
Torricelli nunca publicou suas experiências físicas. Na obra Opera Geométrica (1644), incluiu as descobertas sobre o movimento dos fluidos e a trajetória dos projeteis. Torricelli morreu em Florença, em 25 de outubro de 1647.
Torricelli foi o primeiro inventor de um instrumento para medir a pressão atmosférica, isto é o ‘peso’ da coluna de ar que faz pressão sobre cada centímetro quadrado da superfície terrestre. Esse barômetro é constituído de um tubo de vidro com a boca para baixo, cheio de mercúrio. Devido  á pressão que o ar faz sobre a superfície do recipiente, o nível de mercúrio na coluna aumenta. Forma – se  assim uma coluna de líquido que tem o mesmo peso da coluna de ar sobre o recipiente.
Portanto, a altura da coluna de mercúrio representa uma medida da pressão atmosférica. Torricelli calculou que o efeito da pressão atmosférica no nível do mar é igual àquela que existe numa pequena coluna de mercúrio com 760 mm de altura e corresponde a 1.033 gramas por centímetro quadrado.
Torricelli concluiu depois de vários testes que em  diferentes altitude a pressão atmosférica varia e a altura de mercúrio no tubo também; em altitudes elevadas a pressão diminui e em altitudes baixas ela se eleva. Foi através destes estudos que se considera a pressão normal ao nível do mar equivalente a 760 mm Hg ou 1 atm.

Referencias
 https://www.google.com.br/barometro+de+torricelli++&oq=+barometro+de+torricelli
http://educacao.uol.com.br/ciencias/o-barometro-de-torricelli-fisico-e-matematico-italiano-foi-o-primeiro-a-medir-a-pressao-atmosferica.jhtm
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/equacao-torricelli.htm
http://pessoal.educacional.com.br/up/50280001/2756140/t1325.asp
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/EvanTorr.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário