quinta-feira, 10 de maio de 2012

POR QUE AS COLAS COLAM?


Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia amigos do Quipibid! Através desta matéria, quero compartilhar com vocês esse assunto que achei muito interessante.
            As colas estão presentes no nosso dia a dia e possui várias utilidades, como por exemplo: Elas servem para colar sapatos, papéis, madeiras, couros, entre outros. Elas são produzidas especialmente para que tenham alta afinidade com os materiais que se destinam a aderir. Quando passamos cola em dois objetos a fim de uni-los, as moléculas da cola interagem fortemente com as moléculas de ambos os objetos. Dessa forma, ela os mantém unidos.
            As colas interagem por meio de ligações intermoleculares com os objetos a serem colados. Por isso, vamos entender melhor o que são ligações intermoleculares.
          
  Essas ligações são responsáveis por manter as moléculas unidas nos estados sólido e líquido. Elas se dividem em três tipos: Interações dipolo permanente – dipolo permanente, ligações de hidrogênio e interações dipolo instantâneo – dipolo induzido.
           As interações dipolo permanente – dipolo permanente ocorre entre moléculas polares de substâncias como: HCL, HBR, HI, H2S, H2Se, H2Te, PH3, AsH3, SbH3, éter e acetona.
            As ligações de hidrogênio são interações que ocorrem tipicamente entre moléculas que apresentem átomo de H ligado a F, O ou N.
As interações dipolo instantâneo – dipolo induzido ocorrem em todas as substâncias polares ou apolares. Apesar de fracas, é o único tipo de interação intermolecular que ocorre entre as moléculas das substâncias apolares.
Por hoje é só, espero que através dessas informações suas dúvidas sejam sanadas.
                           Até a próxima!


Referência bibliográfica:
Peruzzo, Francisco Miragaia
Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário