quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pérolas...


Bolsista: Eliana


Olá amigos Quipibid. Hoje a nossa matéria da beleza é sobre as pérolas que usamos para ficarmos mais elegantes. Usada nos colares, brincos, anéis entre outros adornos para ficarmos mais bonitas.
Elas nunca saíram de moda. Desde a época de nossas avós, e ainda hoje elas continuam sendo sinal de elegância.
As pérolas são produzidas dentro as conchas de moluscos bivalves como ostras e mexilhões. São raras, cultivadas principalmente no Japão, China, Indonésia, Austrália e Polonésia Francesa.
Sua composição consiste no carbonato de cálcio, também conhecido como calcita, um mineral inorgânico quimicamente inerte com características alcalinas. É pouco solúvel em água. Muito difundido na natureza, onde aparece em minerais com nomes distintos, ainda sob três títulos, posto que sejam apenas duas as variedades cristalinas, onde a variedades
cristalinas da pérola é carbonato de cálcio não bem cristalizado, constituída principalmente por aragonita. O carbonato de cálcio resulta da reação entre o óxido de cálcio com dióxido de carbono. Conforme reação abaixo.

                                         CaO(s) + CO2(g) ® CaCO3(s)

Bom! Amigos do blog, com estas explicações sobre as pérolas, vocês já podem passear com suas pérolas e desfrutarem de toda elegância que as pérolas proporcionam, além de saberem de sua origem e sua composição Química.

Fontes:
Barbosa, A.L. Dicionário de Química, 4ª Edição, 2009. P. 74.
Assumpção. T.M.R.V. Manual de soluções- reagentes e solventes p. 34, 2ª Ed. São Paulo: Editora Blucher, 2007.
http://oriassistance.blogspot.com.br/2012/03/perolas.html
http://www.essaseoutras.com.br/moda-perolas-20122013-colares-aneis-pulseiras-e-brincos-comprar/
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9rola
http://www.brasilescola.com/quimica/carbonato-de-calcio.htm
http://www.webciencia.com/21_agua.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário