segunda-feira, 7 de maio de 2012

“19 TIPOS DE CÂNCER TÊM RELAÇÃO COM O TRABALHO, DIZ INCA”


Bolsista: Alessandro R. Barbosa

Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre levantamento feito pelo Inca que diz que pelo menos 19 tipos de câncer têm relação com o trabalho.
NOTÍCIA:
        Pelo menos 19 tipos de câncer, entre os quais o de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga e leucemias podem estar relacionados ao emprego que se exerce, segundo um levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).  
        Os principais grupos de agentes cancerígenos relacionados ao trabalho incluem os metais pesados, agrotóxicos, solventes orgânicos, formaldeído e poeiras (de amianto e sílica). A via de absorção (respiratória, oral ou pela pele), a duração e a frequência da exposição aos agentes nocivos influenciam no grau de toxidade, mas os dois últimos fatores não são fundamentais para o desencadeamento do câncer, segundo o levantamento.  
        Segundo a publicação “Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho”, os tumores nos órgãos citados podem ter relação ainda com produtos aparentemente inofensivos, como poeiras de madeira e de couro, além de medicamentos como antineoplásicos, indicados para destruir células cancerosas, mas que acabam lesando as células saudáveis.
        “Não há níveis seguros de exposição a agentes cancerígenos. É fundamental que sejam adotadas ações para reduzir o adoecimento dos trabalhadores em razão do seu ambiente laboral”, explica a responsável pela Área de Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Inca, Ubirani Otero. A epidemiologista diz ainda que “a prevenção do câncer relacionado ao trabalho somente será alcançada com a vigilância dos processos produtivos”. Entre as sugestões da publicação está o estabelecimento de prioridades para afastar o trabalhador desses agentes.
    Dando continuidade aos nossos estudos, hoje vamos falar dos metais pesados que foram citados nesta reportagem do g1, como sendo um dos responsáveis por cânceres no ambiente de trabalho. Vamos lá?
           Por definição os metais pesados são metais que apresentam alta reatividade e não podem ser eliminados pelos organismos quando ingeridos. Apresentam elevado número atômico e massa molecular, além de densidades entre 3,5 a 7 g/cm3, o que justifica o termo “metais pesados”.
      Como já dito, quando ingeridos, o organismo não consegue eliminá-los, pois se depositam no tecido ósseo e gorduroso e deslocam minerais nobres dos ossos e músculos para a circulação, deste modo provocam doenças.
Um dos casos mais conhecidos, no âmbito internacional, de contaminação por metais pesados, neste caso o mercúrio (vide imagem abaixo), foi o de Minamata no Japão, onde milhares de pessoas foram envenenadas pela ingestão de peixes contaminados por mercúrio advindo de fábrica de acetaldeído e PVC. 

Mercúrio
            Assim, o consumo habitual de água e alimentos - como peixes de água doce ou do mar - contaminados com metais pesados coloca em risco a saúde. As populações que mora em torno das fábricas de baterias artesanais, industriais de cloro-soda que utilizam mercúrio, indústrias navais, siderúrgicas e metalúrgicas correm risco de serem contaminadas.

          A seguir vejam uma tabela com os principais metais pesados, suas fontes e seus respectivos efeitos à saúde:



Espero que tenham gostado e aguardo comentários!

Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/04/ao-menos-19-tipos-de-cancer-estao-relacionados-ao-trabalho-diz-inca.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-sao-metais-pesados-e-por-que-fazem-mal-a-saude
http://www.fiec.org.br/iel/bolsaderesiduos/Artigos/Artigo_Metais%20Pesados.pdf
http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_4/199-CCD-7510.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário