sábado, 5 de maio de 2012

Vanádio (V)


 Bolsista: Leonice Paraguai

                                                 
         Nosso post de hoje será sobre o elemento químico Vanádio. Descoberto em 1801, na cidade do México, pelo químico e mineralogista espanhol Don Andrés Manuel Del Río (1764-1849), que na época confundiu o novo elemento com o Cromo impuro, o Vanádio foi reconhecido em 1830 pelo Sueco Gabriel Sefstrom. Seu nome foi dado em homenagem à deusa da beleza.
         O Vanádio um metal de transição de cor branco prateado e sólido à temperatura ambiente, é o 22º elemento em abundância na crosta terrestre, combinado com minerais, carvão e petróleo. Suas principais fontes desse elemento são a carnotita, a vanadita e o petróleo do México e da Venezuela. É utilizado na fabricação de aços especiais (aços de vanádio), caracterizados por sua grande resistência e tenacidade. O pentóxido de vanádio (VO5) é utilizado principalmente como catalisador de oxidação, na fabricação de ácido sulfúrico; na indústria de corantes, como mordente; e na fabricação de anilina negra. O vanádio e seus compostos são tóxicos e por essa razão devem ser manuseado com o máximo de cuidado.
           O Vanádio é um elemento muito importante para a economia e a indústria química, pois como ele é utilizado na fabricação do ácido sulfúrico, sendo assim a chave para grande desenvolvimento da indústria. Até recentemente media-se o desenvolvimento industrial de uma nação pelo seu consumo de ácido sulfúrico.  O Brasil ainda não produz todo o enxofre suficiente para a síntese desse importante produto. Alguns copostos de vanádio são usados para colorir vidros, cerâmicas e usados como secantes de tintas.

 Alguns seres vivos como os tunicados possuem um sangue no qual o ferro da hemoglobina está substituído pelo vanádio. Curiosamente, no sangue desses seres vivos encontra-se também uma grande quantidade de Nióbio, Tântalo, Titânio, Cromo, Manganês, Molibdênio e Tungstênio. O papel do vanádio no organismo humano continua sendo ainda pouco conhecido, no entanto ele é usado em muitas aplicações clínicas. A quantidade de vanádio presente em alimentos depende diretamente do teor do mesmo no solo cultivado. Uma vez consumido, ele é basicamente acumulado no tecido adiposo e parte nos rins, fígado, baço e ossos.
No passado foram prescritos como uma espécie de “curatudo”. O organismo humano contém cerca de 20 a 25 mg de vanádio podem ser tóxicos. As fontes naturais mais ricas em vanádio são os óleos vegetais, tais como os de soja, girassol e de oliva. Aparentemente o vanádio tem um papel importante no metabolismo da epinefrina, norepinefrina e dopamina.
                             
Por hoje é só pessoal!Uma ótima semana para todos e até a próxima semana com mais um “Elemento Químico”.

Referência


Nenhum comentário:

Postar um comentário