terça-feira, 15 de maio de 2012

ERIN BRONCKOVICH

Bolsista: Mônica
É um filme baseado em fatos reais onde Erin Bronckovich é mãe de três filhos, começa a trabalhar em um escritório de advocacia. Neste novo trabalho ela se vê interessada por uma ação ambiental que envolve a Pacific Gasand Eletric Co, uma corporação que há anos vem poluindo a água de uma pequena cidade, pelo uso de cromo hexavalente, cancerígeno e mutagênico.
Bom, por meio deste filme podemos analisar duas partes importantíssimas na química, uma delas é a questão da contaminação ambiental e dos efeitos biológicos gerados pelo constante uso de metais e tratamento de resíduos industriais. A outra é o elemento químico Cromo, será que ele é realmente tão tóxico como nos mostra o filme?
Vamos começar pelo elemento químico Cromo, para que assim possamos compreender o que causou tantos transtornos físicos com a população daquela cidade.
Cromo:

O Elemento Cromo, do grego chrôma, que significa cor, é um elemento químico de símbolo Cr, é um metal sólido que está situado no 4º Período do grupo 6 da tabela Periódica. É empregado para proteção de superfícies metálicas, aço, ferramentas, facas catalisadoras na preparação do metanol, tintas para camuflagem, laser, fitas cassete e vidro, é um metal pesado e por isso é toxico, e apresenta as seguintes propriedades:


Número atômico:
24
Peso atômico:
51,996
Massa dos isótopos estáveis:
74, 76, 77, 78, 80, 82
Ponto de fusão:
1,80º
Ponto de ebulição:
2,980º C
Densidades:
7,20 g/ml3 (28º C)
Estados de oxidação:
+2, +3, +6
Configuração eletrônica:
(Ar) 3d54s1
           
E para o meio ambiente quais os riscos?
A politica ambiental nos diz o seguinte: “A gestão ambiental é o conjunto consistente de princípios doutrinários [...] que concerne à regulamentação ou modificações no uso, controle, proteção e conservação do ambiente”. (Almeida, 2005)
O desenvolvimento econômico  e a melhoria nos padrões de vida da sociedade levam ao aumento na utilização do novos materiais e produtos químicos, e isso tem sido causa da imensa poluição ambiental que temos vivido. E realmente o descarte dos metais pesados no meio ambiente causam vários danos a saúde, o adjetivo "pesado" resulta de  materiais mais densos, ou seja, seus átomos ficam mais próximos um do outro, e que  em contato com o organismo, esses metais atraem elementos essenciais do corpo: proteínas e enzimas, e também se ligam a parede celular ao qual dificulta o transporte de nutrientes e por isso pode levar a morte,  segundo o químico Jorge Masini.  

Fontes:
-Almeida, Josimar Ribeiro de, Gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável/ Rio de Janeiro : Thex : Almeida Cabral, 2010.
- Barbosa, Addson Lourenço/ Dicionário de Química- Goiânia: AB; Editora 2007.
- mundoestranho.abril.com.br/.../o-que-sao-metais-pesados-e-por-que




Nenhum comentário:

Postar um comentário