terça-feira, 15 de maio de 2012

COZINHANDO COM O FORNO DE MICROONDAS


Bolsista: Gisléia Chaves
            Oi amigos do Quipibid! Alguma vez vocês já tiveram curiosidade de saber como acontece o aquecimento dos alimentos no forno microondas? Fiquem atentos, pois a matéria de hoje nos fará entender detadalhamente esse processo.
                              
            Os fornos de microondas estão presentes em milhares de cozinhas, devido à praticidade que eles nos oferecem. Eles são aparelhos eletrônicos que aquecem o alimento utilizando um tipo de radiação eletromagnética: as microondas. Dentro dele existe um dispositivo que usa a energia elétrica para gerar microondas, que são emitidas para a parte interna. Após ricochetear nas paredes de metal, elas são absorvidas pelo alimento, aquecendo-o.
            O princípio em que se baseia o aquecimento é o seguinte: Como as moléculas de água são polares, as microondas emitidas em uma frequência adequada são capazes de interagir com o dipolo da água. Dessa forma, a energia é transferida para a água que existe em todos os alimentos, aquecendo-a, e consequentemente, aquecendo o alimento. Se as moléculas de água fossem apolares, elas não seriam aquecidas nesse processo. Lembrando que moléculas apolares são aquelas que não possuem afinidade com a água, ou seja, não se misturam com a água, apenas com compostos oleosos. Já as moléculas polares, são moléculas que possuem afinidade com a água.
            Vasilhas de vidro ou cerâmica não absorvem as microondas, que conseguem atravessá-las e chegar ao alimento. Embalagens de metal não são indicadas para o uso nesse tipo de forno, pois refletem as microondas, impedindo-as de alcançar o alimento.
            Vamos entender de onde vêm essas microondas?
Elas vêm das ondas eletromagnéticas, que são aquelas que não necessitam de um meio material para se propagar. Elas conseguem se propagar no vácuo. Todas as ondas eletromagnéticas possuem a mesma velocidade de propagação no vácuo. Seu valor é 3,0. m/s. No ar essa velocidade é praticamente a mesma.
            A velocidade é a mesma para todas as ondas eletromagnéticas. Quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência, e vice-versa. As ondas eletromagnéticas se propagam na atmosfera de forma praticamente retilínea, por isso elas são amplamente utilizadas nas telecomunicações, na transmissão de sinais de televisão via satélite e na troca de mensagens telefônicas de uma cidade para a outra.
            Outros exemplos de ondas eletromagnéticas são os raios x, gama, infravermelhos e ultravioletas.


            Boa leitura e até a próxima!




Referência bibliográfica:
Peruzzo, Francisco Miragaia
Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006.

http://www.geocities.ws/saladefisica7/funciona/microondas.html. Acesso em: 14/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário