segunda-feira, 28 de maio de 2012

“ESTUDO DIZ QUE SUPLEMENTO DE CÁLCIO AUMENTA RISCO DE ATAQUE CARDÍACO”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

     Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre estudo que diz que ingestão de suplementos à base de cálcio pode aumentar incidência de problemas no coração. 

Suplemento de cálcio
NOTÍCIA:
                O consumo de suplementos de cálcio pode aumentar o risco de ataque cardíaco, de acordo com pesquisadores alemães.                                                                                                               O cálcio em pílulas é recomendado para fortalecer os ossos e prevenir fraturas na velhice. No entanto, segundo o estudo publicado na revista científica "Heart", o suplemento "deve ser consumido com cautela".
            Alguns especialistas recomendam uma dieta balanceada, com doses adequadas de cálcio, como alternativa ao suplemento.
            Os pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa sobre o Câncer, em Heidelberg, acompanharam 23.980 pessoas por mais de uma década.Eles compararam o número de ataques cardíacos em pessoas que tomaram suplementos de cálcio com outras que não tomaram nada e concluíram que no primeiro grupo o risco de um ataque era 86% maior.
            O médico Carrie Ruxton, do Serviço de Informações sobre Suplementos de Saúde, no Reino Unido, acredita que seria "irresponsável" recomendar que as mulheres parassem de consumir cálcio.
            "A osteoporose é um problema grave entre mulheres e seria irresponsável recomendar o fim do consumo de suplemento de cálcio com base em uma única pesquisa inconsistente, quando a ligação entre cálcio, vitamina D e saúde dos ossos está confirmada pela Agência Europeia de Segurança Alimentar", disse Ruxton.
            Segundo a Fundação Britânica do Coração (BHF, na sigla em inglês) pacientes que receberam recomendações para tomar cálcio devem continuar o tratamento e conversar com seus médicos se estiverem preocupados.
            "A pesquisa indica que as pessoas que tomam suplementos de cálcio podem estar mais sujeitas a um ataque cardíaco, mas isso não significa necessariamente que esses suplementos causam ataques cardíacos", afirma Natasha Stewart, enfermeira especializada em cardiologia da BHF.
            "Mais estudos são necessários para elucidar a relação entre a ingestão de suplementos de cálcio e problemas do coração. Precisamos determinar se os riscos potenciais da administração de suplementos superam os benefícios para mulheres que sofrem de condições como osteoporose".
            Dando continuidade aos nossos estudos, hoje vamos falar sobre o cálcio, suas fontes e importância para a nossa saúde. Vamos lá?
            O cálcio (Ca) é um elemento essencial para todos os seres vivos, sendo o elemento metálico mais abundante no corpo humano, sendo assim vital para o para o nosso organismo, já que é um dos responsáveis diretos o crescimento e manutenção dos ossos e dos dentes e ajuda na coagulação do sangue e na contração muscular
            Apresenta massa atômica 40, número atômico 20, ponto de fusão de 842°C e de ebulição de 1484°C, devido sua alta reatividade no estado puro, o cálcio geralmente é encontrado na forma de óxido de cálcio (CaO), a cal , além disso, se apresenta como formas naturais os carbonatos, bicarbonatos e fluoretos.
            Na indústria é utilizado como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio popularmente conhecido como calcário, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo e, como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio. É também usado na indústria em sínteses de obtenção e purificação de outros metais.

        Como já dito, o cálcio também é muito importante para saúde, sendo o leite uma das fontes de cálcio mais importantes encontradas nos alimentos. A quantidade de cálcio necessária por um adulto varia de1000 mg a1200mg, de acordo com a idade, por dia, vejamos:

 
         Assim, para manter a saúde é preciso ficar atento à quantidade de cálcio que ingerimos, uma vez que, a deficiência de cálcio pode levar a osteopenia e osteoporose, agitação, unhas quebradiças, propensão à cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações e, a sua ingestão em excesso  pode ocasionar a redução de outros minerais, como magnésio, também dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade e fraqueza muscular.
            Espero que tenham gostado e aguardo comentários!

Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/05/suplemento-de-calcio-aumenta-risco-de-ataque-cardiaco-diz-estudo.html
http://www.unimedtangara.com.br/artigos%5C010908.pdf
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/calcio/
http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a12.pdf
USBERCO, João. Química - volume único. - 5.ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2002.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário