segunda-feira, 28 de maio de 2012

Indústrias Agroquímicas

Bolsista: Ana Lucia Miranda

           Olá leitores do blog, nesta matéria iremos falar dos produtos químicos que são utilizados na agricultura, visando melhorar as colheitas em quantidades e qualidades, mas que na maioria das vezes trazem malefícios à saúde da população e de quem trabalha com esses produtos perigosos.


 
             Há trinta anos a agricultura usava apenas 50 substancias químicas fundamentais, mas atualmente esses números cresceram espantosamente são utilizados cerca de 40 000 a 50, 000 formulas industriais, essas substancias químicas tem um papel vital na eficiência da fazenda, que os engenheiros químicos estão preocupados com a respectiva eficiência e produção econômica.
              A Organização Mundial de Saúde estima que, em âmbito mundial, cerca de um terço dos produtos agrícolas cultivados pela humanidade seja devorado ou destruído pelos insetos. As doenças como; febre amarela, malaria entre outras são transmitidas por mosquito e seu controle se faz a partir de inseticidas. Os insetos vivem no interior de uma armadilha de quitina, resistente externa à maioria das substancias químicas. Nos inseticidas inorgânicos os compostos de arsênio, flúor e fósforo estão entre os inseticidas práticos suficientes tóxicos, a principal desvantagem está na toxidade para o homem e os animais de sangue quente, durante a manipulação e também nos resíduos de produtos alimentares.
            Comumente é empregado como inseticida o arsenato de chumbo e o arsenato ácido de chumbo (Pb H AsO4) preparado pela reação:

           A fabricação do Pb H AsO4 e bem simples,o óxido de chumbo(litargiro)é dissolvido nas quantidades calculadas de ácido acético e  acido nítrico,adiciona-se a quantidades teórica de ácido arsênico;o arsenato de chumbo é removido por filtração e a mistura dos ácidos acético e nítrico são novamente utilizadas.O arsenato de chumbo pode precipitar até 3 vezes,antes do ácido usado ter que ser concentrado ou rejeitado.O produto comercial recebe coloração,este produto é bastante usado contra a broca da batata e da maçãs.
               O arsenato de cálcio é mais barato que o arsenato de chumbo, mas não adere com a mesma eficácia às folhas e assim é menos eficaz.
          O ácido cianídrico é um eficiente fungicida contra diversas pragas, especialmente contra insetos, na indústria de frutas cítricas são usados em grandes quantidades bastante usada em estufas e fumigações domesticas. Aplicada em pequena escala é feita pela geração de gás, pela adição de ácido sulfúrico, no comercio existe o liquido industrial com 98% de acido cianídrico os 2% é água. Este ácido precisa ser rmanuseado com muito cuidado, pois além de ser um poderoso inseticida pode ser veneno tanto para homens como animais.
               Até a próxima semana e boa leitura!
Fonte:
Indústrias de processos químicos
R.Norris Sheve
Joseph A. Brink JR.
4º edição



Nenhum comentário:

Postar um comentário