sexta-feira, 25 de maio de 2012

Césio 137- O pesadelo de Goiânia


                                                                                                  Bolsista: Mônika Cristina


           O filme fala da história real que aconteceu em Goiânia, onde dois homens a procura de sucata e encontram um aparelho de radioterapia, contendo Césio- 137 este aparelho estava abandonado no Prédio Goiano de Radioterapia que estava desativado. A peça foi vendida ao dono de um ferro velho que quebrou a peça, liberando assim a capsula de Césio- 137, o dono do ferro velho ficou maravilhado pela cor azul e brilhante que o aparelho emitia, começou a mostrare distribuir para amigos e parentes, sendo todos contaminados, os primeiros sintomas eram tonturas, náusea, vômito e diarreia, e provocou  a morte de algumas pessoas.

           
Bom, pessoal através desse filme podemos estudar sobre vários conteúdosrelacionados a química um dele é a radioatividade, lixo atômico e o elemento  químico Césio- Cs.

           
Radioatividade é um fenômeno nuclear, as reações nucleares são processos em que o núcleo de um átomo sofre alterações.

            E o Césio o que é?
           Ele é um elemento químico e possui o símbolo Cs, metal sólido situado no 6º Período na tabela periódica, pertencente à família 1ª (alcalinos), é usado na fabricação de célula fotoelétrica, fonte de radiação gama, relógio atômico, lâmpada infravermelha e combustível.O Cesio-137 é um radioisótopo beta-emissor, utilizado no tratamento externo do câncer. Radioisótopos são formados por isótopos, que são átomos com o mesmo numero atômico e diferente numero de massa, existem dois tipos de isótopos: radioativos e não radioativos. 


Os radioisótopos são manipulados por robôs

Durante a desmontagem do aparelho, foram expostos ao ambiente Cloreto de Césio-137 (137CsCl), ele é um pó branco semelhante ao sal de cozinha, que brilha no escuro com uma coloração azulada, o CsCl é higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera, o que faz com que ele fique úmido e, assim, passe a aderir com facilidade na pele, nas roupas e nos calçados, resultando em contaminação interna do organismo.

A tragédia de Goiânia deu origem ao maior acidente radiológico do mundo e o material radioativo está em um deposito construído na cidade de Abadia de Goiás. Os trabalhos de descontaminação dos locais afetados produziram 13,4 t de lixo contaminado com Césio- 137 : roupas utensílios, plantas, restos de solo e materiais de construção.

Fontes:


- Barbosa, Addson Lourenço/ Dicionário de Química- Goiânia: AB; Editora 2007.

- Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leito do Canto. – 4.ed. – São Paulo: Moderna, 2006.

Um comentário:

  1. Eu acho exha historia muinto interessante passei meses procurando informaçoes sobre acidente radiologiologico que aconteceu na cidade aonde eu nasci e aonde eu moro, quando soube pelo meus pais eu fiquei completamente fascinada sobre oque havia acontecido. Eu tenho 11 anos moro em Ap. de Goiania.

    ResponderExcluir