quarta-feira, 2 de maio de 2012

A PRESENÇA DA QUÍMICA NO FILME PLÁSTICO DE PVC


Bolsista: Gisléia Chaves
Olá pessoal do Quipibid! Através da matéria de hoje entenderemos o que permite a força de adesão deste filme.
 
O filme plástico de PVC transparente está presente em quase todas as cozinhas, pois ele é muito prático e útil para proteger os alimentos. Ele permite conservar as características físicas e químicas. As frutas e verduras quando embaladas com o filme, não ficam contaminadas com os odores da geladeira e nem adquire aquele aspecto murcho.
            A principal vantagem do filme plástico de PVC é que ele adere sobre si, tornando possível embalar alimentos individualmente. A explicação para essa propriedade superaderente vem da eletrostática.
            Ao puxar o rolo do filme, automaticamente você está administrando uma carga de eletricidade sobre ele. Uma vez esticado, esse filme estará dotado de carga elétrica, permitindo a aderência a qualquer material que esteja descarregado.
             Gostaria de convidar você para fazer um teste sobre essa eletricidade estática. Faça o seguinte: separe um pedaço do filme e abandone-o por um tempo. Quando você for usar esse pedaço do filme,irá perceber que ele não gruda em mais nada. Isso acontece porque a carga elétrica já não existe mais em seu comprimento.
            Para finalizar, vamos entender o significado da palavra PVC.
O PVC (poli cloreto de vinila) é um plástico que não é 100% originário do petróleo. Ele contém 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio- sal de cozinha) e 43% de etileno ou eteno (derivado do petróleo).
            Este plástico PVC é derivado dos polímeros, que são moléculas gigantes que apresentam unidades que se repetem. Sua inicial substancia é chamada de monômero e sua repetição se dá 2x,3x...nx.
Por exemplo: Uma repetição de n moléculas do eteno(etileno) produz o polietileno.
n H2C=CH2- eteno (etileno)- monômero Produz (-H2C-CH2-)n - polietileno-polímero
            Existem os polímeros naturais, que são encontrados na natureza. Por exemplo: proteína, amido, celulose, borracha, etc. Também existem os polímeros artificiais que são obtidos em laboratório. Por exemplo: polietileno, isopor, etc.
Os plásticos e as fibras (poliéster, nylon, etc.) fazem parte dos polímeros artificiais. Portanto, o plástico PVC é um tipo de polímero.
            Faço votos que vocês tenham gostado dessas informações. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário