terça-feira, 1 de maio de 2012

ÁCIDO LÁTICO


                                                                                              Bolsista: Ana Lucia Miranda

           É um ácido orgânico muito corrosivo, pode ser produzido por fermentação ou por síntese química, as chamadas misturas racêmicas, foi o primeiro ácido orgânico a ser fabricado industrialmente por fermentação no ano de 1880, em Massachutts nos Estados Unidos.

              Por síntese química pode ser produzido pela adição de ácido cianídrico:
CH3CHO + HCN    CH3CHOHCN (lactonitrila),
          Também pela hidrólise (quebra de uma molécula devido à água) de ácido sulfúrico (H2SO4) e água (H2O):
CH3CHOHCN + H2O+ ½ H2SO→ CH3CHOHCOOH(Àc lático)+1/2 (NH4)2 SO4
CH3CHOHCOOH3 + H2→ CH3CHOHCOOH + CH3OH
            É usado ainda a oxidação do propileno glicol, reação entre acetaldeido,CO e H2O a altas temperaturas e pressão.
              O ácido lático é utilizado em diversos seguimentos como:
Na alimentação tem função de acidulante em produtos de confeiteiros, para fabricar extratos, em essências, refrigerantes, sucos de frutas, muito empregado para conservar carnes, pescados e vegetais. Na indústria têxtil tem finalidade como mordente nas estamparias de lã, e preparação de couros e peles de animais.
             Os polímeros que são obtidos a partir do ácido lático são muito importantes, pois são biodegradáveis, são transparentes e apresentam propriedades parecidas como os derivados do petróleo.
Nos dias atuais sua produção é a partir da fermentação e é principalmente a partir de glicose de milho, soro de queijos e melaços, os principais substratos utilizados são: glicose, lactose e sacarose.
            Na produção industrial os tanques de fermentação são construídos de aço inoxidável ou madeiras existe no fundo do tanque uma perfuração que permite diretamente a injeção de vapor para aquecer ou regular a temperatura, a cada fermentação os tanques deverão ser limpos com água e substancias químicas.
          Sempre que completar 6 horas de processamento, é adicionada uma suspensão de hidróxido de cálcio (Ca (OH) para verificar o pH,que deve ser entre 5.0 e 5.8, durante esta etapa pode ser controlada o crescimento de microrgânicos contaminantes, quando for concluído o processo a concentração de açucares deverá está por volta de 0.2%.
          Eleva-se o pH até 12, utilizando lixívia de cálcio, para separar o ácido lático, a obtenção do lactato de cálcio é por precipitação, separado e depois filtrado, sua recuperação é dada por separação por ácido sulfúrico, pode ser utilizado carvão absorvente, para ter a cor do produto melhorada.
        Para produzir o ácido lático são utilizados bactérias homoláticas do gênero Lactobacillus e Streptococcus, a escolher da espécie dependerá do carboidrato disponível e da temperatura que será empregada, está deverá ser na faixa de 45-50ºC para o Lactobacillus e Streptococcus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário