terça-feira, 1 de maio de 2012

“ROUBO DE MATERIAL RADIOATIVO ASSUSTA POPULAÇÃO DO RIO E DO BRASIL”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre o roubo de material radioativo ocorrido no Rio de Janeiro.
Foto de caixa contendo material radioativo semelhante ao que foi roubado.
NOTÍCIA:

          O material radioativo que estava em um carro roubado por criminosos no sábado (28) na Baixada Fluminense pode matar quem manuseá-lo de forma incorreta. O alerta foi feito por Raul Santos, chefe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares, em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (30).
          O Renault Logan roubado pertence a uma empresa especializada em solda industrial, a ArcTest, da cidade paulista de Paulínia. O veículo foi levado por três criminosos na Baixada Fluminense. Uma caixa com selênio 75, substância usada em radiografias, estava dentro do carro e foi levada pelos criminosos.
       “A gente alertou o sistema de Defesa Civil estadual. A fonte de selênio é uma coisa minúscula, do tamanho de uma borrachinha daquelas que ficam na ponta de um lápis. É uma fonte tão intensa que ela tem uma blindagem especial que pesa quase 8 kg. Essa blindagem protege o material durante o transporte, além de proteger também o operador”, explicou Santos.
          O especialista disse ainda que se o material permanecer guardado na blindagem, não oferece riscos.
 “O problema é se alguém resolver romper essa blindagem. Caso esse cilindro entre em contato com a pessoa, ele pode causa vômitos, náuseas e queimaduras sérias. No caso da pessoa guardar o cilindro no bolso, ele (cilindro) vai emitindo raios gama que vão queimando o tecido. A pessoa vai sentir o incômodo, horas depois pode aparecer uma bolha”, detalhou. Ainda segundo ele, o contato em excesso com a substância pode levar a morte.
           De acordo com Raul Santos, o material radioativo estava dentro de uma caixa metálica chumbada no porta-malas do carro. "Essa caixa estava com um cadeado", disse.
Além do material radioativo, os criminosos levaram, ainda, dinheiro e objetos pessoas dos três ocupantes do carro. Segundo a polícia, não há registro de outras vítimas. Em depoimento na 59ª DP (Duque de Caxias), os funcionários contaram que carregavam um disco radioativo, guardado em uma caixa blindada. Os criminosos, de acordo com a polícia, não sabiam da existência do produto no momento do roubo.
          Quem tiver informações sobre o veículo e o material radioativo roubados pode ligar para a Emergência Radiológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear pelos telefones 21-2713-2939 e 21-9218-6433.
       “É importante frisar que quem encontrar a caixa não deve manuseá-la”, alertou o especialista.
           Bem meus caros amigos e seguidores do quipibid, dando continuidade aos nossos estudos químicos, vamos hoje falar sobre essa verdadeira tragédia, se levarmos em consideração a possibilidade deste material radioativo ser manuseado de maneira incorreta e se espalhar como aconteceu no acidente com o césio 137 ocorrido em Goiânia-GO. Trarei pra vocês as propriedades do selênio e de seu isótopo, o selênio 75 , vamos lá?
          O selênio (Se) é um elemento raro em seu estado nativo ocupando a posição 66, quanto a sua abundância, participando com 0,8 mg kg-1, em peso na crosta terrestre. Foi isolado e identificado em 1817 pelo químico sueco Jons Jacob Berzelius.
         O selênio tem massa atômica de 78,96, pertence ao grupo dos calcogênios, tem número atômico 34, apresenta quatro estados de oxidação (+6,+4,0,-2) caracterizando uma grande complexidade química e uma variedade de compostos, sendo que todos os compostos de selênio são absorvidos pelo organismo humano.
            O estoque de selênio no organismo é de cerca de 10-15 mg, e uma grande parte da qual está contida nos músculos, além disso, especialmente no fígado, rins e coração. O selênio é absorvido nas seções superior do intestino delgado e excretado principalmente pela urina.
      O selênio é um dos componentes de enzimas de proteção importantes para a desintoxicação do corpo. Age como um antioxidante defendendo as células do organismo de radicais livres que surgem todos os dias sob a influência de toxinas ambientais, tabaco e estresse.
            Contudo, apesar do selênio é praticamente atóxico, mas a exposição excessiva (> 400 μg / dia) é comprovadamente prejudicial.
          O selênio tem 28 isótopos, dos quais 5 são estáveis. O selênio-75 é um dos principais, sendo empregado em radiodiagnóstico como traçador na visualização de tumores malignos. É um radioisótopo de uso recente na indústria, proporcionando uma qualidade muito boa de imagem, assemelhando-se à qualidade dos Raios-X.
          Assim, nestes momentos de perigo radioativo, o melhor a se fazer é se informar não é mesmo? Caso queiram saber mais sobre radioatividade acessem os arquivos anteriores de nossa coluna Química e Atualidades.
Espero que tenham gostado e aguardo comentários!

Fontes:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/04/material-radioativo-roubado-no-rj-pode-matar-diz-especialista.html
http://www.mspc.eng.br/quim1/quim1_034.asp
http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/A2005_outros/34_gamagrafia/caracteristicas_fisicas_e_tipo_d.htm
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/12188/12188_4.PDF



Nenhum comentário:

Postar um comentário