domingo, 17 de junho de 2012

Adeus vasinhos indesejáveis

Bolsista Eliana





     Tire este terror de suas cabeças de não poder mostrar suas pernas usando shorts, vestidos entres outros. Porque vasinhos e varizes são problemas que vocês podem ficar calminhos, pois a Química poderá lhe ajudar. Existem técnicas seguras e eficazes que são capazes de acabar com este problema.
    O melhor tratamento vocês terão que levar em consideração cada caso. Algumas recomendações para evitar o aparecimento é controlar o peso e malhar pelo menos três vezes por semana. Os melhores exercícios são aqueles que promovem a contração e o relaxamento da panturrilha, como caminhar, subir escadas e fazer alongamentos, pois estimulam a circulação sanguínea. Agora quando o problema já existe o jeito é recorrer a um dos  vários processos para retira-los. Um dos tratamentos recomendável é a escleroterapia com glicose.
      Escleroterapia com glicose- A glicose é aplicada nos vasinhos com uma agulha fina. Onde a substância que é a glicose fica grudada na parede interna da veia e obstrui a passagem do sangue. A glicose causa ardor ao ser injetada e as picadas podem deixar hematomas, mas depois de uns 15 dias você estará sem hematomas e sem os indesejáveis vasinhos.
      A glicose é encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente, é obtida pela hidrólise do amido. Tem fórmula C6H12O6 – de cadeia carbônica fechada (cíclica).
      Estrutura da glicose (µ - glicose e β - glicose)
                                                     µ -glicose               e              β- glicose  





        A diferença entre  µ  (Alfa) glicose e β ( beta) glicose, está na posição de um grupo OH em relação ao anel.

  Varizes x vasinhos
    Varizes são veias superficiais dilatadas nos membros inferiores. Elas perdem a elasticidade, distendem e fica mais longas, motivo pelo qual elas ficam mais compridas e precisam caber no mesmo espaço de antes.
Vasinhos são de tons avermelhados e são estreitas.             
         Que ótimo amigos leitores do blog poder nos livrar daqueles mapas de vasos em nossas pernas, graças a química. Porque além de serem extremamente antiestético, essas veias dilatadas ou soltas provocam dor, sensação de peso e pior, podem até causar um problema de circulação.  

Fontes:
http://boaforma.abril.com.br/beleza/corpo/diga-adeus-varizes-497496.shtml
 http://www.belocorpo.com/escleroterapia.html
 http://www.groupon.com.br/ofertas/rio/clinica-splendida/4688142
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicose
  Barbosa. A. L. 4ª Ed. Dicionário de Química editora. A.B.p 174. Ano 2009.
Canto. T. Química orgânica 3 na abordagem do cotidiano. Ed. Moderna.p. 540. 4.ª edição. Ano 2006.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário