quarta-feira, 20 de junho de 2012

Processo Industrial do Cloro (Cl)

Bolsista: Ana Lucia Miranda


Fábrica de Cloro (Maceió-AL)


      Olá caros leitores! Vocês sabem como é produção do Cloro? Nesta matéria iremos saber todo processo, para obter esse elemento que é muito essencial no cotidiano de todos.
       Em 1774 o químico polonês Karl Wilhenlm Scheele obteve pela primeira vez o Cloro (Cl2), reagindo ácido clorídrico (HCl) com dióxido de manganês (MnO2), a reação obtida foi um gás esverdeado de cheiro irritante e forte.



      No mundo, a cada ano, são produzidos cerca de 36 milhões de toneladas de Cloro, onde são transformados em produtos essenciais para a vida diária. A principal matéria prima para obtenção do cloro em escala industrial é o cloreto de sódio (NaCl) aquoso, para produzir o cloro é empregado o sal-gema, originários de depósitos subterrâneos, pois o sal marinho contem muitas impurezas que inviabilizam o processo.
      O principal processo industrial para obtenção de cloro é a eletrólise de solução aquosa de NaCl que fornece alem de cloro, duas diferentes substancias importantes, o gás hidrogênio e o hidróxido de sódio.
      No processo inicial é necessária a preparação e purificação da salmoura, o sal gema é dissolvido em água e a solução é submetida a um processo de purificação, pois contem impurezas que precisam ser eliminadas, tais como sulfatos de cálcio e manganês e sais de ferro. Esse processo pode ser realizado adicionando substâncias que iram reagir com íons indesejáveis que formaram compostos insolúveis, esses compostos iram precipitar e serão separados por filtração da salmoura.
   Após ser purificada a salmoura então é disposta em cubas eletrolíticas sofrendo a passagem de corrente elétrica que desencadeia a seguinte reação química global:



    No Brasil em 2007 foram produzidas 1229.464 toneladas de gás cloro, no pais existe cerca de 8 plantas industriais de produção de cloro e hidróxidos de sódio que respondem por 60% de todo o mercado latino-americano.
     É necessário ressaltar que o cloro é um gás verde-amarelado, de cheiro sufocante, muito tóxico e venenoso, foi usado como arma química, é usado no tratamento de água porque possui forte ação bactericida, também é muito utilizado na fabricação de plásticos com PVC. Na indústria alimentícia também é utilizada substancias clorada para conseguir a coloração branca da farinha de trigo. 
      Espero que tenham gostado e boa leitura!


Referências:
Martha Reis
1º edição
São Paulo 2010   





Nenhum comentário:

Postar um comentário