quarta-feira, 20 de junho de 2012

“A VOLTA DAS SACOLINHAS PLÁSTICAS EM SP”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

     Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre a suspensão de acordo que proibia sacolinhas em mercados de SP, segundo Plastivida.



NOTÍCIA:
        O Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo decidiu nesta terça-feira (19) não homologar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que proibia a distribuição de sacolas plásticas no estado, fazendo com que o acordo deixe de ter validade, segundo o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida). Com isso, de acordo com o órgão, os supermercados terão que voltar a distribuir as embalagens gratuitas para as compras. O instituto é um dos autores da petição contra a homologação do TAC. O Ministério Público ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
       O TAC foi firmado entre o MP, o Procon-SP e a Associação Paulista de Supermercados (Apas), e passou a valer em abril deste ano. Todos os TACs, após serem firmados, são encaminhados para o Conselho Superior do MP que, neste caso, julgou que ele não é válido.
     A petição contra a proibição das sacolinhas foi feita pelo Plastivida, pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idecon) e pelo SOS Consumidor. Para o Plastivida, o preço das sacolinhas já estava embutido no valor dos produtos, e por isso os consumidores devem ter acesso às embalagens. Ainda segundo a assessoria de imprensa do órgão, com a suspensão da validade do acordo os supermercados terão que voltar a fornecer as sacolinhas, ou poderão ser acionados pelos órgãos de defesa do consumidor.
        A assessoria de imprensa da Apas informou que a associação ainda não tem nenhum posicionamento sobre o assunto e que não teve acesso à decisão.
         O Procon-SP informou que ainda não foi informado oficialmente sobre a decisão.
         A suspensão da distribuição das sacolinhas descartáveis é discutida desde o ano passado. Em maio de 2011, a Apas firmou acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo prevendo a extinção da embalagem nos 1.250 supermercados representados pela Apas - entre eles as principais redes.
        A proibição do uso começou em janeiro de 2012. No entanto, os supermercados começaram a cobrar pela venda de sacolas biodegradáveis. O Ministério Público e o Procon intervieram.    Foi determinado o fim definitivo da venda das sacolas biodegradáveis - porque também são descartáveis - e um prazo de dois meses para os consumidores se adaptarem. Algumas lojas criaram pontos específicos para retirada dessas caixas, que deverão continuar existindo. O TAC também obrigava os supermercados a venderem, até agosto, um modelo de sacola reutilizável por até R$ 0,59.
      Apesar do acordo, muitos supermercados, principalmente em áreas mais periféricas da capital paulista, continuaram distribuindo sacolas plásticas normalmente para seus clientes.
     Bem, caros amigos e seguidores do QUIPIBID hoje trago para vocês alguns aspectos químicos dos polímeros , mas em especial das sacolinhas plásticas, que ainda são distribuídas normalmente na maior parte do país, apesar de iniciativas de proibição como no estado de São Paulo, espero que gostem e bons estudos.
       Vocês sabem me dizer o que a celulose (plantas), caseína (proteína do leite), o látex natural, a seda, o PVC, o náilon, o acrílico, pára-choques de alguns automóveis, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas, chicletes, as sacolinhas plásticas, entre outros têm em comum? A resposta é que todos são polímeros.
      Polímeros são macromoléculas que são obtidas pela combinação de um grande número de pequenas moléculas que são chamadas de monômeros. Daí vem o nome polímeros
(do grego poli = muitos + meros = partes).
       Os polímeros podem ser naturais e artificiais.
       Os polímeros naturais, como o próprio nome diz, são aqueles encontrados na natureza como: a celulose (plantas), caseína (proteína do leite), o látex natural, a seda, fios de teia de aranha, entre outros.

Látex natural

       Com a intenção de copiarem os polímeros naturais, os químicos criaram os polímeros artificiais, como o polietileno, o teflon, o náilon, o PVC, a borracha sintética, o poliéster, o acrílico, entre outros. Os polímeros artificiais são denominados plásticos.


     As sacolinhas plásticas são resultado da reação de polimerização do etileno ou eteno, ou seja, o polietileno. Veja abaixo uma reação que nos ajuda a entendermos o processo:


      Por serem materiais de baixo custo, versáteis, boa resistência, boa aparência, como as sacolinhas plásticas, os plásticos obtiveram um sucesso crescente quanto ao seu uso. Contudo, o seu maior problema é a poluição que estes podem causar ao meio ambiente a longo prazo, já que podem permanecer por anos sem ser degradado. No caso das sacolas plásticas este tempo pode chegar a 100 anos.
        Até semana que vem e lembrem que os plásticos devem se usado com consciência, ok?

Fontes:

-http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/06/acordo-que-proibia-sacolinhas-em-mercados--e-suspenso-diz-associacao.html
- http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a03.pdf
- http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/quimica/9bpolimerosg.pdf
- USBERCO, João. Química - volume único. - 5.ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2002.
- REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 3, Editora FTD, 2011. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário