quinta-feira, 21 de junho de 2012

O QUE DÁ SABOR ÀS BALAS DE GOMA?


Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia pessoal do Quipibid! Através das informações contidas na matéria de hoje, vamos entender o que nos faz sentir o sabor dessas delícias que fazem parte do nosso dia a dia.                                                                                                              
 

            Dificilmente você vai ouvir alguém dizer que não gosta de balas, pois o sabor agradável das mesmas conquista todo mundo, principalmente as crianças. Hoje, vamos conhecer o processo que nos possibilita sentir o delicioso sabor das balas e doces.
            Se alguém vedar os seus olhos e colocar na sua boca um alimento que você não viu qual é, muito provavelmente ao mastigar esse alimento você será capaz de identificá-lo pelo gosto. No entanto, quando estamos resfriados, isso se torna mais difícil ou até impossível.         Querem saber por quê? Então, fiquem atentos nas informações a seguir.
            A língua sente apenas quatro sabores: azedo, amargo, salgado e doce. Durante a mastigação, a língua sente o sabor do alimento e, na cavidade nasal, sensores apropriados sentem o cheiro. O sabor e o cheiro se completam e se confundem, formando a sensação que é tecnicamente designada pela palavra inglesa flavor. Dessa forma, o significado da palavra flavor é sabor + aroma (cheiro). Quando ficamos resfriados, a cavidade nasal congestiona-se, e, por essa razão, não sentimos o aroma. Percebemos apenas os quatro sabores básicos, o que nos faz pensar que parte do gosto está faltando.
            No rótulo de muitos produtos contêm a informação de que eles possuem flavorizantes. Vamos entender melhor o que são flavorizantes?        
            Trata-se de substâncias que dão a esses produtos o flavor característico, ou seja, o sabor e o cheiro. Existe uma infinidade de compostos orgânicos empregados como flavorizantes naturais e artificiais. Entre os flavorizantes artificiais, destacam-se os pertencentes ao grupo dos ésteres. Diversos sabores de frutas podem ser bem imitados com baixos custos usando-se um ou, no máximo, dois desses compostos.
            Agora, vamos conhecer as principais características dos ésteres.
            Os ésteres são compostos orgânicos que apresentam fórmula geral:
                                                     
            Eles se caracterizam pelo grupo funcional:
                                                                  

            Dependendo da quantidade de carbonos e das condições ambientes, os ésteres podem se apresentar como líquidos ou sólidos. Eles são compostos insolúveis em água, mas em álcool são solúveis, éter e clorofórmio. A falta de pontes de hidrogênio em sua estrutura faz com que tenham o ponto de ebulição menor que alcoóis e ácidos de mesma massa molecular.
            Os ésteres são muito usados na indústria alimentícia como aromatizantes artificiais, eles imitam o cheiro e o gosto de frutas, os principais são:
Metanoato de etila (aroma artificial de groselha).
Antranilato de metila(sabor artificial de uva).
Etanoato de butila (essência que dá o sabor de maçã verde).
Acetato de pentila ( cheiro artificial de banana).
Butanoato de etila ( aroma de abacaxi).
Acetato de propila (sabor artificial de pera).

Vou finalizar por aqui, bons estudos e até a próxima!

REFERÊNCIAS:

PERUZZO, Francisco Miragaia.Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário