quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quanto pesa uma nuvem? (Videoteca: TV Escola)


Bolsista: Mônika
Hoje iremos discutir sobre um vídeo que foi transmitido pela TV Escola, no quadro sala de professor onde estavam presentes os professores de química e física, comentando o vídeo e explicando a ciência e os conceitos das disciplinas contidas, e mostraram como construir uma estação meteorológica dentro das escolas.
O documentário conta a história dessa ciência que há séculos tem evoluído, a meteorologia uma das ciências bastante comentadas no cotidiano, ela é uma área do conhecimento que envolve a analise de dados atmosféricos, geográficos, marinhos e muitos outros.
O conteúdo abordado pelos professores foi por meio de uma experiência realizada com materiais alternativos, riscando um fosforo dentro de uma garrafa Pet, e fazendo pressão com uma bomba, e ao abrir a garrafa  foi observado a presença de uma pequena nuvem.
Hoje iremos aprofundar no conteúdo dos gases. Um gás é definido como uma substância que se expande espontaneamente para preencher completamente seu recipiente de maneira uniforme. São usadas três variáveis para descrever o comportamento dos gases: volume (V), pressão (P) e temperatura (T).
Volume: o volume de um gás ocupa todo recipiente que o contem, a unidade fundamental SI de comprimento é o metro, e a unidade derivada do metro é o metro cubico (m3), o decímetro cúbico equivale é equivalente ao litro (L), uma unidade que é muito usada.
Pressão: a Pressão (P), de um gás é a força (F), exercida pelo gás, dividida pela área (A), a unidade de pressão derivada SI é o pascal Pa ( Blaise Pascal foi físico e matemático francês que viveu no sec. XVII),  que é um newton de força por metro quadrado de área. O pascal é uma unidade pequena de pressão, o quilopascal (KPa) é frequentemente mais usado.

P = F
                                                                                          A


A Pressão exercida pela atmosfera é medida de varias maneiras, por meio de manômetros, por exemplo quando usamos um manômetro para medir a pressão do ar em um pneu, na verdade estamos medindo a pressão do manômetro, ou seja, a diferença entre a pressão dentro do pneu e a pressão atmosférica, um pneu vazio tem pressão zero, porque a pressão do pneu é igual a pressão atmosférica.
A Pressão da atmosfera é medida com um barômetro inventado por Evangelista Torricelli, que fabricou uma torre de mercúrio liquido, ele selou um tubo longo de vidro em um dos lados, encheu-o de mercúrio e o inverteu em um béquer, a coluna de mercúrio caiu até que a pressão que ela exercia sobre a base se igualasse a pressão exercida pela atmosfera. 
Já os manômetros são usados para medir a pressão do interior dos recipientes, são tubos em forma de U ligados ao recipiente do experimento, o outro lado do tubo pode ser aberto ou selado à atmosfera, no caso do manômetro de tubo aberto a pressão no sistema é igual à da atmosfera quando os níveis do liquido em cada braço do tubo U são iguais, no manômetro de tubo fechado, um lado está ligado a um frasco fechado e o outro está sob vácuo.

Temperatura: é descrita pela escala da temperatura Celsius, a escala mais usada é a de temperatura Kelvin (K),, que é definida em termos de duas temperaturas fixas: o ponto zero, chamado de zero absoluto, ou seja, a mais baixa temperatura atingida, o segundo é o posto da temperatura da água na qual existe nos três estados, solido, liquido, gasoso onde é atribuído o valor exato 273,15K.
Fontes:
- Química Geral / Russel, Jhon Blair; tradução e revisão técnica Márcia Guekezian- 2. Ed.- São Paulo: Pearson Mkron Books, 1994, volume 1.
-Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente/ Peter Atkins, Loretta Jones; tradução Ricardo Bicca de Alencsatro.- 3. Ed.- Porto Alegre : Bookman, 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário