quinta-feira, 21 de junho de 2012

O QUE É QUÍMICA ORGÂNICA?


Bolsista: Litton Jr.

Olá blogueiros do QUIPIBID, hoje estaremos estreando uma nova coluna no nosso blog chamada Compostos Orgânicos. Então estarei fazendo uma introdução sobre a química orgânica para vocês...
A expressão composto orgânico surgiu para designar substancias produzidas por organismos vivos, animais ou vegetais. Mas devido a inovações dentro da química essa expressão não é mais utilizada com esse significado.
 Química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos que contêm carbono, chamamos de compostos orgânicos. A química orgânica tem um papel importantíssimo nos processos que ocorrem nos seres vivos, os compostos orgânicos também são bastante utilizados na indústria farmacêutica e cosméticos, ou seja. É um assunto em continuo desenvolvimento e muito presente no nosso cotidiano.

Os elementos mais comuns em compostos orgânicos são: H (monovalente); C (tetravalente); N,P (trivalente); O,S (bivalentes); F,Cl,Br,I (monovalentes).
O carbono está presente em todos os compostos orgânicos.
Qualquer átomo em uma molécula orgânica que não seja carbono ou de hidrogênio é denominado heteroátomo. Os carbonos existentes podem ser classificados em primário quando estiver ligado a outro carbono, secundário quando estiver ligado a dois outros carbonos, terciário quando estiver ligado a três outros carbonos e quartenário quando estiver ligado a quatro outros carbonos.
Bom pessoal agora vocês já sabem o que  é química orgânica, apartir da próxima matéria iremos falar sobre um composto orgânico por semana. Espero que tenham gostado e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário