quinta-feira, 21 de junho de 2012

TINGINDO TECIDO SEM TINTA



Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
MATERIAIS UTILIZADOS
* Plástico para forrar a área de trabalho
* Tecido colorido de algodão
* Água sanitária
* Água
* Garrafa com borrifador
* Objetos pequenos para cobrir a parte que será colorida (lembrando que a figura do objeto, ficará no tecido, por exemplo: chaves, folhas, copo, etc.).

PROCEDIMENTOS
* Vamos preparar primeiramente a área de trabalho: Forre uma mesa, ou mesmo o chão com o plástico a fim de evitar que a substância usada cause algum dano ao móvel ou ao piso. Lembre-se de usar roupas velhas ou um avental.
* Pegue o tecido colorido escolhido para fazer a arte, molhe e torça bem para retirar o excesso de água. Em seguida estique-o na área de trabalho que você preparou anteriormente, tomando o cuidado para que não haja rugas nem dobras.
* Cubra o tecido com um objeto ou alguns objetos, lembrando que a imagem desses ficará no tecido.
* Agora vamos preparar a solução de água sanitária: Dilua 1 parte do alvejante para 1 parte de água e coloque a solução na garrafa com borrifador.

* Borrife o tecido levemente com uma névoa fina em torno da área coberta pelos objetos. Evite respirar essa névoa, faça o procedimento de preferência em um local bem arejado e lave bem as mãos após manipular a água sanitária.
* Retire os objetos e veja o efeito obtido. Mergulhe o tecido em uma tigela com água e vinagre por alguns minutos. E antes de usar a roupa, é aconselhável que ela seja lavada bem para remover todo o alvejante.

EXPLICANDO O EXPERIMENTO...
Ao olharmos no rótulo de um frasco de água sanitária, poderemos ver que ela contém entre outros compostos o hipoclorito de sódio, sendo este o ingrediente ativo no alvejante, que irá reagir com um grande número de corantes, transformando-os em substâncias incolores.
É interessante notarmos que as substâncias com propriedades alvejantes também são utilizadas para matar germes e bactérias, como no caso, por exemplo, da água oxigenada usada em machucados. Outro exemplo é a substância que comumente nos referimos como “cloro” e que é utilizada em piscinas como um pó branco. Na verdade, ele é o hipoclorito de cálcio. O cloro mesmo (Cl2) é um gás levemente esverdeado, utilizado na produção do hipoclorito de sódio ou de cálcio.
Usamos os alvejantes também para branquear ou clarear a polpa de papel, tecidos ou manchas em tecidos, cabelos e dentes.
Para que uma substância seja colorida ela deve absorver algumas cores que compõem a luz branca e deixar passar outras. No caso do nosso experimento, pudemos perceber que algumas substâncias absorvem luz visível e outras não. Como explicar isso? Vamos lá...
Nas moléculas orgânicas a cor aparece quando a molécula apresenta um grupo de átomos chamado de cromóforo, que são conjuntos de ligações duplas entre átomos de carbono (C = C), ou entre carbono e oxigênio (C = O). Os alvejantes quebram as duplas ligações e destroem a capacidade de absorver luz visível do corante. Com isso as novas substâncias formadas serão incolores.

Espero que tenham gostado e até semana que vem....

REFERÊNCIAS
MATEUS, Alfredo Luís. Química na cabeça. 4 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário