terça-feira, 26 de junho de 2012

“FOGO CASTIGA ESTADOS AMERICANOS”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

        Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre a onda de incêndios nos EUA, sendo que tais incêndios são identificados por satélites da Nasa. 

Fogo atinge quatro estados americanos nesta semana e é captado por satélite (Foto: Jeff Schmaltz /Nasa)

NOTÍCIA:
            O satélite Aqua da agência espacial americana (Nasa) detectou esta semana focos de incêndio em quatro estados do oeste dos EUA: Colorado, Nevada, Arizona e Novo México.
            O sistema do satélite, chamado de Sondador Atmosférico Infravermelho, é capaz de perceber a presença de calor. Ele é usado normalmente para identificar a temperatura das nuvens, da Terra e da superfície do mar.
            Na imagem, as chamas aparecem na cor vermelha e a fumaça, em um rastro cinza. Ela foi gerada do Centro Espacial Goddard da Nasa, em Maryland.
            Os incêndios no Colorado foram iniciados por um raio e, até sexta-feira (22), tinham queimado mais de 189 casas, segundo informou o Serviço Florestal dos EUA no Inciweb, sistema online que rastreia incidentes como esses.
            No sul do Colorado, o fogo começou com um relâmpago no dia 13 de maio, na Floresta Nacional de San Juan. Na imagem, onde está escrito Little Sand Fire, aparece uma nuvem espessa de fumaça.
            Bem, caros amigos e seguidores do QUIPIBID hoje trago para vocês alguns aspectos químicos do fogo. Isso mesmo, hoje nós vamos ver que a Química está presente até no fogo! Espero que gostem e bons estudos.
            Como nós sabemos o fogo é essencial para o ser humano, haja vista que foi através do domínio do fogo que o homem passou a modificar o ambiente em seu favor. Exemplo disso é que o homem passou a se aquecer, se proteger com a fabricação de armas, preparar seus alimentos, etc.
            O fogo, cientificamente falando, é um fenômeno físico e químico que resulta da rápida combinação de um comburente com um combustível emitindo calor, luz e geralmente chamas.
            Do ponto de vista químico, este se trata de uma reação de combustão. A combustão é uma reação de uma substância (combustível) com o oxigênio (O2) (comburente) presente na atmosfera, com liberação de energia, ou seja, exotérmica.
            Tais condições para que haja combustão pode ser descrita através do triângulo fogo, que pode ser visto na figura abaixo:


           Praticamente todos os combustíveis utilizados são orgânicos, como: a gasolina, o álcool etílico, o acetileno e o metano. Já entre os comburentes o oxigênio é o mais usado, dado o fato de reagir com um número muito grande de substâncias.
          Em uma reação de combustão estequiométrica ideal há a formação só de CO2 e H2O como produtos.
            Até semana que vem e lembrem que a Química está por toda a parte!
Fontes:
-http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/06/satelite-da-nasa-identifica-incendios-em-quatro-estados-americanos.html
-http://www.cesnors.ufsm.br/professores/oscar/textos-didaticos/incendios-florestais/A%20Quimica%20do%20Fogo.pdf
- USBERCO, João. Química - volume único. - 5.ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2002





Nenhum comentário:

Postar um comentário