segunda-feira, 4 de junho de 2012

Robert Boyle


Bolsista: Leidiane R. Rosa
Célebre pelas pesquisas que realizou no campo da física, da química e das ciências naturais, Robert Boyle nasceu em Lismore Castrle em Munster, Irlanda, em 25 de Janeiro de 1627 , começou a estudar latim e francês com apenas 8 anos, e se dedicou ao estudou da química e morreu em 30 de Dezembro de 1691, em Londres. Boyle é conhecido como “Pai da Química Moderna”
 








Em 1641, realizou uma viagem à Florença na Itália onde estudou cuidadosamente as obras de Galileu, que o orientaram no sentido de filosofia mecanicista. Foi um dos primeiros investigadores que tentaram dar forma cientifica ao atomismo dos Antigos, opondo-se à teoria dos quatro elementos de Aristóteles e às teorias de Paracelsus.
E em 1644 passa a se dedicar exclusivamente à ciência. Convidado para ser membro do que veio a ser a Royal Society- Boyle tornou-se um dos seus membros mais importantes.
Em 1657, depois de ter estudado a máquina pneumática, inventada pelo físico alemão Otto Von Guericke, projetou e construiu com o auxilio de Hooke uma máquina pneumática, semelhante à de Von Guericke, com a qual efetuou numerosas experiências sobre a Pressão do gás. Verificou que a pressão varia inversamente com o volume (lei de Boyle- Mariotte). Boyle é considerado o fundador da análise química devido aos SUS estudos sobre a composição dos corpos. Estendeu as suas pesquisas a pesquisas hidrostáticas, ao som, aos fenômenos da respiração.

Em 1662, Boyle publicou uma importante contribuição par o desenvolvimento da química: Chymista Scepticus (O Químico Cético), obra na qual apresenta conceitos fundamentais e estabelece os princípios básicos que devem nortear os pesquisadores. Com esta obra abriu uma nova era na história da Química, predefinindo, ainda de modo vago, os modernos conceitos de “ átomo “ e de “molécula”.
Relação entre pressão e volume dos gases
O nome de Robert Boyle passou à historia principalmente por causa da lei que ele estabeleceu: a lei de Boyle, também chamada de ei das Relações entre Pressão e Volume dos gases a temperatura constante. Segundo essa lei, “à mesma temperatura, o produto da pressão (P) pelo volume (V) de um gás ideal é sempre constante”. Esta é a representação matemática de Lei de Boyle:
p0v0 =p1v1 =p2v2 =...=k
Alguns autores franceses associaram o nome de Boyle ao do físico Edme Mariotte (1620-1684), que também teria descoberto a mesma lei. Todavia, o resultado das pesquisas de Mariotte só foi publicado 16 anos depois de Boyle ter anunciado sua descoberta.
                                   
Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário