quinta-feira, 7 de junho de 2012

O LADO QUÍMICO DOS PNEUS




Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do Quipibid! Através da matéria de hoje, vamos conhecer a composição química presente nesses objetos que são de grande valia para o desenvolvimento de nossas atividades diárias.
                                   
 
            Atualmente, a maioria das pessoas possuem um automóvel, uma motocicleta ou uma bicicleta. Isso significa que os pneus são muito necessários e importantes para nós, e a química não poderia deixar de fazer parte dos mesmos, pois eles, juntamente com um conjunto de outros objetos, nos levam em diversos lugares todos os dias.
            Agora, vamos entender o lado químico dos pneus?
            O rodar macio do seu carro, da sua moto ou da sua bicicleta, é garantido pelo butadieno, utilizado na fabricação de pneus.
            O buta-1,3-dieno, conhecido simplesmente pelo apelido de “butadieno”, é uma importante matéria-prima industrial que vem do petróleo.
            Sua fórmula estrutural é: H2C=CH—CH=CH2.
            O butadieno pertence à família dos dienos (ou alcadienos). Os dienos têm fórmula geral Cn H2n-2. Em sua nomenclatura utiliza-se o infixo dien e o sufixo o.


            A principal aplicação do butadieno é na fabricação da borracha sintética. Os pneus são feitos com borracha produzida a partir do butadieno.
            A borracha sintética é definida como um conjunto de compostos produzidos com a finalidade de reproduzir as propriedades da borracha natural. Existem vários tipos diferentes de borracha sintética

s que estão agora em uso, sendo a mais conquistada a borracha produzida pela polimerização do butadieno com o estireno. Esta borracha pode substituir a borracha natural em vários casos, pois ela resiste melhor ao envelhecimento e as rachaduras do que o produto natural.
            Existe outra borracha sintética que é obtida a partir do butilo. Ela é impermeável aos gases e é usada nas câmaras de ar e no revestimento interno dos pneus que não possuem câmaras.
            Observação: As borrachas sintéticas, assim como as borrachas naturais, são compostas por pigmento negro, carbono e outros aditivos, tais como agentes corantes, plasticizadores, amaciantes e agentes vulcanizadores, para alterar ou melhorar as suas qualidades.
 Boa leitura e até a próxima!!!! 

Referências bibliográficas:
Peruzzo, Francisco Miragaia
Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume: 3
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário