Bolsista: Glaucia Lima
Este jogo foi elaborado para
explicar como as reações químicas agem no sentido de aproximarem entre si
mostra como este fenômeno acontece.
Teoria
para o jogo
Estudamos os equilíbrios
porque todas as reações químicas agem o sentido de se aproximarem do estado de
equilíbrio. Consideramos o equilíbrio tato sob o aspecto qualitativo com
quantitativo.
O principio de Lei
Chatelier, uma descrição qualitativa pode ser aplicada a um sistema em
equilíbrio com a finalidade de prever a maneira pela qual o sistema responderá
a uma perturbação como, por exemplo, a adição ou a remoção de reagentes,
mudanças de pressão ou mudança de temperatura. A lei do equilíbrio químico afirma
que, embora a expressão da lei da ação das massas para uma reação apresentar um
número ilimitado de valores a cada temperatura quando a reação está em
equilíbrio ela tem apenas um único valor. Este valor é a constante de
equilíbrio K , para a reação.Esta reação fornece uma maneira de descrever o
equilíbrio quantitativamente.O valor de K é igual á razão das constante de
velocidade específica para as reações de formação de produtos e de formação de
reagentes.
Para reações heterogêneas a
lei da ação das massas é quase sempre simplificada, de tal maneira que as
concentrações são constantes. No equilíbrio estas concentrações constantes
estão incorporadas ao valor da constante de equilíbrio. As constantes de
equilíbrio variam com a temperatura.
Material necessário:
10 bolas de isopor com diâmetro de 3 cm (podem
ser pintadas com cores vivas);
Duas caixas montadas em papel cartão;
Um relógio comum ou cronômetro;
Como jogar:
Dois
conjuntos que trocam elementos entre si, em intervalos de tempo
pré-determinados.
Inicialmente,
prepara-se o conjunto A, com 10 elementos e o conjunto B vazio. Transporta-se
um elemento de A para B a cada 5 s.
A partir de um tempo pré-estabelecido,
continua-se transferindo um elemento de A para B, mas simultaneamente
transfere-se um elemento de B para A, a cada 5 s. Sugere-se um tempo total de
60 s, ou seja, 12 transferências.
Referencias:
DOMINGOS, D. C. A. ;
RECENA, M. C. P. Elaboração
de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a
construção do conhecimento. Ciências & Cognição (UFRJ), Rio de Janeiro,
2010 v. 15
JOHN B. RUSSEL, Química Geral 2º edição vol.2 pag. 681
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