sábado, 9 de junho de 2012

Equilíbrio químico


                                                                                                                               Bolsista: Glaucia Lima

 Este jogo foi elaborado para explicar como as reações químicas agem no sentido de aproximarem entre si mostra como este fenômeno acontece.
Teoria para o jogo
Estudamos os equilíbrios porque todas as reações químicas agem o sentido de se aproximarem do estado de equilíbrio. Consideramos o equilíbrio tato sob o aspecto qualitativo com quantitativo.
O principio de Lei Chatelier, uma descrição qualitativa pode ser aplicada a um sistema em equilíbrio com a finalidade de prever a maneira pela qual o sistema responderá a uma perturbação como, por exemplo, a adição ou a remoção de reagentes, mudanças de pressão ou mudança de temperatura. A lei do equilíbrio químico afirma que, embora a expressão da lei da ação das massas para uma reação apresentar um número ilimitado de valores a cada temperatura quando a reação está em equilíbrio ela tem apenas um único valor. Este valor é a constante de equilíbrio K , para a reação.Esta reação fornece uma maneira de descrever o equilíbrio quantitativamente.O valor de K é igual á razão das constante de velocidade específica para as reações de formação de produtos e de formação de reagentes.
Para reações heterogêneas a lei da ação das massas é quase sempre simplificada, de tal maneira que as concentrações são constantes. No equilíbrio estas concentrações constantes estão incorporadas ao valor da constante de equilíbrio. As constantes de equilíbrio variam com a temperatura.
  

 

  Material necessário:
 10 bolas de isopor com diâmetro de 3 cm (podem ser pintadas com cores vivas);
 Duas caixas montadas em papel cartão;
 Um relógio comum ou cronômetro;
  Como jogar:
Dois conjuntos que trocam elementos entre si, em intervalos de tempo pré-determinados.
           
Inicialmente, prepara-se o conjunto A, com 10 elementos e o conjunto B vazio. Transporta-se um elemento de A para B a cada 5 s.
            A partir de um tempo pré-estabelecido, continua-se transferindo um elemento de A para B, mas simultaneamente transfere-se um elemento de B para A, a cada 5 s. Sugere-se um tempo total de 60 s, ou seja, 12 transferências.
Referencias:
DOMINGOS, D. C. A. ; RECENA, M. C. P. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Ciências & Cognição (UFRJ), Rio de Janeiro, 2010 v. 15
JOHN B. RUSSEL, Química Geral 2º edição vol.2 pag. 681

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