sexta-feira, 13 de julho de 2012

Termografia




                                                                          Bolsista: Leidiane R.Rosa.

 Já sabemos que existem várias maneiras de se medir as mais variadas coisas, como a massa corporal, a caloria que ingerimos dos alimentos, e nos fornece energia para exercer as principais funções do corpo.
Uma das funções dessa energia é manter a temperatura do nosso corpo constante. Existem duas maneiras de medir a temperatura do corpo, uma muito conhecida que é através do termômetro, e outra é a termografia, uma tecnologia popular no meio industrial, e que esta se tornando uma ferramenta imprescindível dos profissionais da saúde, que permite identificar as alterações de temperatura nas pessoas, através de um medidor infravermelho.
Após o crescimento da pandemia do vírus da gripe suína- influenza A H1N1- os países aumentaram a vigilância e a busca para diminuir o índice da doença. Alguns países instalaram em aeroportos maquinas de termografia capaz de detectar a radiação infravermelha emitida pelo corpo humano (calor).
As câmeras termográficas exibem em tela a temperatura do corpo por meio de uma escala de cores, iniciando com dois tons de azul, depois verde, amarelo, e laranja e roxo que indicam temperaturas acima de 380 (febre), pessoas que aprestavam esta temperatura eram encaminhadas para avaliação medica, antes de seguir viagem.

 






As radiações infravermelhas foi descoberta pelo astrônomo inglês Willians Herschel (1738- 1822), ao estudar o arco-íris, descobriu que cada cor tinha temperatura diferente, e que podiam ser medidas com um termômetro.
Herschel percebeu que o aquecimento era maior antes da faixa vermelha do arco- íris, onde não havia luz visível, concluiu então que havia radiações que o olho não percebe e atribuiu o nome de radiação infravermelha (abaixo do vermelho).


Referencias:
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.2
Bolsista: Leidiane R. Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário