sexta-feira, 13 de julho de 2012

A TRANSPARÊNCIA DO GELO


Bolsista: Gisléia Chaves
            Oi amigos do Quipibid! Com as informações presentes na matéria de hoje, vamos descobrir se todo gelo é transparente ou não.
 
            O gelo está constantemente fazendo parte do nosso cotidiano com vários tipos de utilidades, como por exemplo: na preparação de refrescos, na conservação de alimentos, entre outros. Mas, nem todas as pessoas tem essa curiosidade sobre sua transparência.
            Bom, então vamos começar a entendê-la.
            O gelo formado com água da torneira não fervida apresenta várias bolhas e uma aparência esbranquiçada. Estas bolhas contêm ar, que fica dissolvido na água. Quando a água é resfriada, este ar fica preso no gelo, separando-se, em bolhas pequenas. Como a água congela lentamente, de fora para dentro, o ar dissolvido permanece na parte líquida, se separando do gelo que vai se formando ao seu redor. Dessa maneira, quando toda a água se congela, o ar fica preso no centro do cilindro de gelo.

            Mas, se você ferver a água e colocar para formar gelo, ele ficará completamente transparente, pois o aquecimento elimina totalmente o ar dissolvido na água. Esse aquecimento da água nos faz lembrar a ebulição, não é mesmo?
            A ebulição é um dos tipos de vaporização e é a passagem do estado líquido para o gasoso em processo mais alvoroçado, que ocorre em toda a massa. A pressão do vapor do líquido se torna igual à pressão externa neste processo. Sua principal característica é o borbulhar que ocorre quando o vapor é liberado.
             A ebulição acontece quando a substância líquida atinge uma determinada temperatura, chamada de ponto de ebulição, transformando o líquido em vapor.
            Bem amigos, agora vocês já sabem como formar um gelo transparente e também como funciona o seu processo.
            Bons estudos e até a próxima!!!!!!!


REFERÊNCIAS:     Mateus, Alfredo Luis
                              Química na cabeça / Alfredo Luis Mateus. –
                               Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
                            
                              http://www.colegioweb.com.br/fisica/tipos-de-vaporizacao.html

                              http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/todo-gelo-transparente.htm
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário