terça-feira, 21 de agosto de 2012

Óculos solar


Bolsista Eliana


        Oi amigos leitores Quipibid! Os óculos deixam um verdadeiro charme sejam eles femininos ou masculinos. E vocês sabiam que na sua fabricação envolvem uma química?
            Sendo que é através das reações de oxirredução que podemos entender a química envolvida nas lentes fotossintéticas, conhecida também por fotossensíveis. Os vidros das lentes se formam quando átomos de oxigênio tetraédrico se ligam com silício dando origem a uma estrutura cristalina de cloreto de parta. Onde essa estrutura encontra desordenada, de forma que existem brechas entre os átomos onde a luz visível passa através desta estrutura.
            A vantagem destas lentes é que elas não deixam a radiação ultravioleta passar porque as lentes absorvem essa luz originando uma reação de oxirredução entre íons de prata e cloro. Mas vocês leitores devem estar perguntando o que é uma reação de oxirreducação?
São as reações em que ocorre perda ou ganho de elétrons.
Veja a reação:



Ag+ + Cl- → Cu2+ + Cl- 

             Através desta reação se formam os cristais de cloreto de prata, mas para que a reação não se torne reversível se adiciona íons Cu+.
Acompanhe reação:

Cu+ + Cl0 ® Cu2 + Cl-


          É isto ai amigos leitores da Química da Beleza, agora vocês já sabem que os óculos solares protegem contra os raios ultravioletas, além de ganhar e perderem elétrons e deixarem o rosto um verdadeiro glamour.

Fontes:

http://modarevenda.fashionbubbles.com/acessorios/classico-das-decadas-de-50-e-60-oculossolar-ganha-toque-de-sofisticacao-com-a-assinatura-da-cartier/attachment/vogue3/
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/passeio-optica.htm
http://modarevenda.fashionbubbles.com/acessorios/classico-das-decadas-de-50-e-60-oculos-solar-ganha-toque-de-sofisticacao-com-a-assinatura-da-cartier/
http://www.brasilescola.com/quimica/lentes-fotossensiveis-reacoes-oxirreducao.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário