quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O PAPEL DE JORNAL É MAIS FRÁGIL?


Bolsista: Gisléia Chaves
            Oi amigos do Quipibid! Na matéria de hoje, apresentarei a vocês informações interessantes sobre este objeto que faz parte do nosso dia a dia e que nos mantêm informados.

                                                             

            Existem papéis para várias finalidades, para estudo, para higiene pessoal e para transmitir informações, como é o caso dos papeis de jornais. O papel de jornal é mais frágil que outros tipos de papel, ele se rasga com mais facilidade e com o passar do tempo vai se tornando amarelado.
             O preparo do papel usado em jornais é diferente do papel tradicional, porque a polpa de celulose contém impurezas que não são retiradas, passando a fazer parte do processo. Por esse motivo a matéria prima sai mais barata, porém, os materiais contaminantes aceleram a decomposição da celulose.

            É por essa razão que o papel de jornal é mais frágil e mais vulnerável à ação do tempo. A economia na matéria prima é responsável por essa fragilidade e consequentemente as folhas vão ficando amareladas e se deterioram no ambiente rapidamente. Uma folha de jornal se dissolve facilmente em meio aquoso, comprovando o quanto esse papel é sensível.
            Agora vamos entender o que é celulose?
       A celulose é um polímero de cadeia longa composto de um só monômero, classificado como polissacarídeo ou carboidrato. É um dos principais constituintes das paredes celulares das plantas e não é digerível pelo homem. Com a ajuda de microrganismos simbióticos, os animais ruminantes podem digerir celulose.
A fórmula empírica da celulose é:
(C6H10O5)n.
A estrutura da celulose se forma pela união de moléculas de  β-glicose (uma hexosana) através de ligações β-1,4-glicosídicas.
            Em todo o mundo são distribuídos milhares de exemplares de jornais diariamente. Considerando a quantidade de sua demanda, a produção econômica deste papel é justificada.
Agora você já sabe por que o papel de jornal é mais frágil. Boa leitura e até a próxima!


            http://pt.wikipedia.org/wiki/Celulose

Nenhum comentário:

Postar um comentário