sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Previsão do Tempo

                                                                                                 
Bolsista: Leidiane  R. Rosa
  



Olá coleguinhas do blog, já estava com saudades de vocês.
Hoje vou contar pra vocês um fenômeno muito legal que ocorre com o nosso ar. A partir do mês de julho o clima muda, não é verdade? E o que a Química tem haver com isso?Já vamos descobri!
Sempre assistimos na televisão a previsão do tempo, e eles dizem que a umidade relativa do ar esta baixa ou alta, que a temperatura aumenta ou diminui, que as massas de ar estão se deslocando; na previsão do tempo às vezes há a perturbação no equilíbrio dos gases que compõem a nossa atmosfera.
No que diz respeito à umidade relativa do ar estar baixa, é que existe pouca concentração de água na atmosfera, onde o tempo fica seco; se a umidade do ar esta alta, no caso do tempo úmido, a concentração de água na atmosfera é alta. Quanto à temperatura,quando ela aumenta ocorre à absorção de calor na atmosfera (reação endotérmica), se a temperatura diminui ocorre a liberação de calor na atmosfera (reação exotérmica).

Quimicamente falando ocorre o seguinte: segundo o principio de Le Chatelier, se um sistema em equilíbrio químico sofre alguma perturbação, o equilíbrio irá se deslocar no sentido de anular ou minimizar a perturbação. No caso da previsão do tempo o equilíbrio pode ser perturbado pela variação na umidade relativa do ar ou na temperatura.
O cobalto (Co) é um metal de transição que tem propriedades de formar espécies (sais, íons) coloridas. A cor varia conforme o número de coordenação do cátion metálico ou do grau de hidratação do sal. A mudança de cor está relacionada ao numero de coordenação do íon cobalto II que muda de 4(íon tetraclorocobalto II [CoCl4]2- ,azul)  para 6 (íon hexa-aquocobalto II [Co(H2O)6]2+ ,rosa ).
Dissolvendo o cloreto de cobalto II anidro, CoCl2, em solução alcoólica, verifica-se o equilíbrio químico:
[CoCl4]2+ (aq) + 6 H2O (l)                           [Co(H2O)6]2+ (aq) + 4 Cl1- (aq)
Pode usar esse equilíbrio químico para “prevê o tempo”, banhando um objeto de decoração com esta solução que se estabelece esse equilíbrio; o “galinho do tempo” usado como objeto de decoração ao ser impregnado com a solução, fica rosa se o tempo estiver bom (calor, sem previsão de chuva), ou fica azul se o tempo for ruim ( frio, possibilidade de chuva).
No caso da umidade relativa do ar, se está baixa o equilíbrio desloca no sentido da reação inversa, formando o [CoCl4]2-(aq), aparecendo a cor azul.
[CoCl4]2+ (aq) + 6 H2O (l)                           [Co(H2O)6]2+ (aq) + 4 Cl1- (aq)
Se a umidade relativa do ar estiver alta, o equilíbrio desloca no sentido da reação direta, formando o Co (H2O)6]2+(aq),aparecendo a cor rosa.
[CoCl4]2+ (aq) + 6 H2O (l)                           [Co(H2O)6]2+ (aq) + 4 Cl1- (aq)
No caso da temperatura alta, o equilíbrio desloca sentido a reação inversa (reação endotérmica), formando o [CoCl4]2-  (aq), aparecendo a cor azul.
[CoCl4]2+ (aq) + 6 H2O (l)                           [Co(H2O)6]2+ (aq) + 4 Cl1- (aq)
Se a umidade relativa do ar estiver alta, o equilíbrio desloca no sentido da reação direta (reação exotérmica), formando o [Co(H2O)6]2+(aq), aparecendo a cor rosa.
[CoCl4]2+ (aq) + 6 H2O (l)                           [Co(H2O)6]2+ (aq) + 4 Cl1- (aq)
Vou ficando por aqui, depois eu volto com mais informações sobre a Meteorologia.
Bom estudo. Até a próxima!!

Referencias:
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário