quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A QUÍMICA PICANTE


Bolsista: Gisléia Chaves
            Olá amigos do Quipibid! Hoje vamos conhecer a composição química das famosas pimentas. Acompanhe as informações desta matéria e você verá o quanto é interessante.
                                       
             
            A pimenta está presente no cotidiano da maioria das pessoas. E existe uma variedade muito grande da mesma. Algumas são mais picantes e cheirosas do que outras, e para aqueles que gostam, elas dão um sabor muito bom aos alimentos.
            Agora, vamos conhecer a composição química presente nas pimentas?

            A capsaicina é uma substância responsável pela sensação picante presente em vários tipos de pimenta. É ela que provoca aquela sensação picante em nossa língua quando ingerimos um alimento apimentado. Nossa língua é tão sensível a ela que mesmo uma gota dissolvida em cinco litros de água ainda é capaz de provocar essa sensação.
            A fórmula estrutural da capsaicina é:
                        
 

            Na molécula da capsaicina, existem grupos funcionais característicos de três funções químicas diferentes: Fenol, Éter e Amida.
            A função química é um conjunto de substâncias que apresentam semelhanças na fórmula estrutural e, por consequência, possuem propriedades químicas semelhantes.
            O átomo ou grupo de átomos característico de uma certa função química é denominado grupo funcional.
            O fenol é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Sua fórmula molecular é: C6H5OH.
Geralmente os fenóis são sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água.
            Éter é um grupo de moléculas orgânicas, em que as suas estruturas são caracterizadas pela presença de um átomo de oxigênio ligado a dois de carbono da cadeia.
            Amida é todo composto orgânico que contem o grupo funcional abaixo constituído por uma carbonila ligada ao nitrogênio.
 
                                                         
Meus amigos, vou finalizar por aqui, espero que vocês tenham gostado destas informações.
Boa leitura e até a próxima!

EFERÊNCIAS:
PERUZZO, Francisco Miragaia.Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume: 3

           


Um comentário: