quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Jogos de química - Periodicidade química


                                                                 bolsista: Glaucia Lima
Nesta semana a dica e sobre um jogo de pergunta e resposta online, o jogo abrangem um extenso conteúdo de química geral.
São varias perguntas envolvendo curiosidades sobre a química relacionada ao nosso dia-a-dia.
Teoria para o jogo
Como o jogo esta relacionado a conteúdos diferentes de químicas a teoria será sobre periodicidade química.
A lei periódica estabeleceu que as propriedades dos elementos fossem funções periódicas de seus números atômicos. Um arranjo baseado nesta lei agrupa, na tabela periódica, famílias de elementos com propriedades semelhantes em colunas verticais chamadas grupos. Os grupos longos, que consistem nos elementos representativos são designados (da esquerda para a direita) como grupo IA (metais alcalinos), IIA (metais alcalinos- terrosos), IIIA, IVA, VA, VIA (calco gênios) VIIA (halogênios) e gases nobres. Os grupos menores localizados na região central da tabela periódica consistem em elementos de transição e são designados de IIIB a VIIIB, seguidos pelos grupos I B e II B.

A lei periódica e a organização da tabela periódica são conseqüências da configuração eletrônica dos elementos. As propriedades atômicas que ilustram a periodicidade são o raio atômico (medida efetiva do tamanho do átomo em condições especificas) a energia de ionização ( energia necessária para a remoção de um elétron de um átomo gasoso, no estado fundamental) e a afinidade eletrônica ( variação de entalpia envolvida na adição de um elétron em um átomo gasoso,no estado fundamental). 


                                    


Para conferir o jogo e só acessar o site: http://www.usp.br/qambiental/jogoqbasica.htm
Divirta-se!
 Referencias bibliográficas
RUSSEL, JHON BLAIR, 1992- Química geral / John B. Russel; tradução e revisão técnica Márcia Guekezian; São Paulo: Pearson Makron Books, 1994. Vol. I

Nenhum comentário:

Postar um comentário