sábado, 22 de setembro de 2012

Jeans com cara de velho

Bolsista Eliana



       Oi leitores Quipibid! Mais uma vez a Química está aqui para satisfazer as necessidades da moda. Desta vez estaremos descobrindo como usar aquelas lindas peças jeans desbotadas. O nome desta peça é na verdade “jeans stonewashed” (brim lavado à pedra), que atualmente é brim lavado com uma solução enzimática.
        Houve época que este aspecto desbotado era obtido por rolar as peças de roupas com pedra – pomes, em enormes recipientes de pedra. Atualmente este efeito é conseguido com uma solução química.
      Sendo que o tecido de algodão é quase inteiramente constituído de celulose, um polímero de glicose, a enzima celulose, geralmente purificada a partir de fungos e bactérias, digere parcialmente a superfície externa das fibras de celulose, amaciando e descorando a peça.
Celulose- é um polissacarídio, de fórmula (C6H10O5)n.









Glicose - tem fórmula molecular C6H12O6








Enzimas -são catalizadores biológicos, formados por longas cadeias de moléculas pequenas chamadas de aminoácidos.
Aminoácidos- são compostos químico que apresentam em sua fórmula química grupos carboxílico (-COOH) e grupo amino (-NH2).
      Que bom sabermos que a química que está presente naqueles belos jeans que  nos deixam com estilo despojado e elegante ao mesmo tempo.
Fontes:
Canto.T.Química na abordagem do cotidiano Química Orgânica 3, 4ª edição, editora Moderna ano 2006, p 552.


Nenhum comentário:

Postar um comentário