sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ouro, símbolo de riqueza

 Bolsista Eliana



     O Ouro é conhecido como símbolo de riqueza e utilizado de forma generalizada em joalheria, em troféus, indústria eletrônica, bem como na reserva de valor, etc.
     Para nós, amigos da coluna Química da Beleza, sua função é de nos embelezar. São várias as formas de poder usar este metal para deixar-nos mais elegantes. Isso, através de brincos, anéis, pulseiras, colares, medalhas, etc.
    O ouro de símbolo (Au), é um elemento químico, metálico, nobre e dificilmente sofre oxidação. É um ótimo condutor de eletricidade e calor. É o metal mais dúctil e maleável conhecido. Em condições ambiente, o ouro é sólido e apresenta coloração amarela metálica com muito brilho. Ele está presente em toda a parte da natureza, porém em pouquíssimas concentrações.
Maleabilidade: É a propriedade que os metais apresentam de se deixarem a reduzir a chapas e lâminas muito finas, o que se consegue martelando o metal aquecido ou passando em cilindros laminadores originando a chapa metálica. Esta possibilidade ocorre porque os átomos dos metais podem ‘’escorregar’’ uns sobre os outros.
Ductibilidade: É a propriedade que os metais proporcionam a se transformarem em fios, o que se consegue puxando o metal aquecido através de furos cada vez menores. Isso ocorre devido à movimentação dos átomos produzindo fios.
  Que interessante amigos do Quipibid, podermos usar nossas belíssimas jóias de ouro e saber que ele é um metal precioso, maleável e fácil de transformar em fio.

Fontes:

-FELTRE, R.Química geral  , 6º edição São Paulo. Vol.1. Moderna: 2004. p.151-154.
-http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/ouro/
-http://www.nopatio.com.br/o-que-acontece/medalha-de-ouro-de-zanetti-questionada-chines-diz-que-foi-roubo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário