terça-feira, 11 de setembro de 2012

Meteorologia Hoje



Bolsista: Leidiane R. Rosa
 Como vimos na matéria anterior à meteorologia é uma importante área da ciência que auxilia na previsão do tempo, ajudando assim a evitar maiores desastres provenientes dos fenômenos naturais. Mas, não foi sempre assim que o homem pode contar com a ajuda de equipamentos, para estudar a atmosfera e suas variações.

O termo surgiu por volta de 340 a.C, quando o filósofo grego Aristóteles, escreveu um livro sobre filosofia natural, denominado Meteorológica, que falava a respeito do clima, do tempo, sobre astronomia, geografia e química;Naqueles tempos tudo que caía do céu era chamado de meteoro, daí o nome meteorologia.
  
A pressão do ar, a temperatura do ar e a umidade relativa do ar são propriedades essenciais da atmosfera, mas para entender o que acorria era preciso medir essas condições. Foram após o século XIV, que a meteorologia emergiu como ciência, quando foi inventado o barômetro, em 1643, que mede a pressão atmosférica, e o termômetro, no fim do século XIV, para medir as temperaturas, e no final do século XVIII, os cientistas desenvolveram o higrômetro para medir a umidade do ar.
No final do século 19, os meteorologistas usavam balões meteorológicos para estudar as camadas superiores da atmosfera. Com os avanços na aviação no século 20, tornou possível estudo mais aprofundados da atmosfera, e novas tecnologias de rádio e equipamentos sensíveis, foram acrescentadas aos balões que subiam a altitudes ainda maiores, e boias meteorológicas equipadas com rádios foram implantadas no mar. Depois da Segunda Guerra Mundial os cientistas começaram a usar o radar para estudar o tempo, essa tecnologia tornou possível detectar chuvas além da altitude dos aviões.
 
 As propriedades da atmosfera, a pressão, a temperatura e a umidade do ar, para serem medidas utilizavam os equipamentos adequados, o barômetro para medir a pressão, o termômetro que mede a temperatura e o higrômetro que mede a umidade. Estes equipamentos por sua vez trabalham com a unidade de medida adequada para cada grandeza.
Para medir a temperatura, é usado um termômetro atmosférico, a unidade de temperatura mais usada é o grau Celsius (0C), em Química usa se o kelvin (K), denominado temperatura termodinâmica, adotada pelo SI e pela IUPAC. A variação de 1°C é igual à variação de 1 K:
                                          T/K=t/°C+273,15
                                               t/°C=T/K-273,15
A IUPAC e o SI adotam o pascal (Pa), como unidade de pressão. O pascal é uma unidade de pressão muito pequena, por isso é preferível trabalhar em quilopascal (kPa).
                                 1 kPa = 103 Pa
                                 1 kPa = 7,5 mm Hg
                                 1 kPa =9,87 x10-3 atm
                                 1 tam = 760 mm Hg
A umidade relativa do ar é a quantidade de água dissolvida no ar, então é o volume de água presente no ar. A IUPAC e o SI expressam o volume em metros cúbicos (m3),  como em Química trabalha se em pequenas escala utiliza o litro (L), o mililitro (mL):
1 mL = 1 cm3
1 m3 = 1000 mL ( 103 L)
1 L = 1000 mL (103 mL)
1 m3 = 1 000 000 mL ( 106 mL)
Em relação às propriedades essenciais da atmosfera elas estão diretamente ligadas, onde a mudança de uma provoca alterações nas outras, nas condições da atmosfera essas propriedades são encontradas como gás, tem o comportamento de um gás ideal, e este comportamento é explicado por meio da teoria cinética dos gases.
                                                                                                    
Referencias:
FONSECA, Martha Reis Marques da.Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1ª Ed. São Paulo. FDT, 2010. Vol.2
http://www.ecologiahoy.com/presion-atmosferica&docid=uiwd574Ok7uLfM&imgurl=http://img.ecologiahoy.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário