quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A QUÍMICA DO OLHAR


Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia pessoal do Quipibid! A matéria de hoje nos apresenta informações muito interessantes e importantes sobre um órgão do nosso corpo que nos possibilita contemplar os acontecimentos da química no nosso dia a dia. A nossa visão!
            Existe uma camada que fica na parte posterior do olho denominada retina, e nela existem células fotorreceptoras ( isto é , receptoras da luz), que contêm uma substância chamada cis-retinal.
            A incidência de luz provoca a sua transformação em trans-retinal, reação que gera um impulso elétrico, que é enviado ao cérebro e lá os impulsos são interpretados, compondo as imagens que vemos.

            O olho dispõe de mecanismos capazes de reconverter o trans-retinal em cis-retinal, estando, dessa maneira, pronto para receber mais luz. Em cada segundo, esses eventos se repetem milhões de vezes em nossos olhos.
            O retinal é produzido pelo organismo a partir da vitamina A. A ausência dessa vitamina na dieta alimentar provoca uma doença conhecida como cegueira noturna, caracterizada pela incapacidade de enxergar em ambientes pouco iluminados.
            Bem amigos, agora vamos conhecer um alimento que nos ajudará evitar esse problema.
            Na cenoura existe uma substância chamada B-caroteno ( beta-caroteno), que, no organismo, é convertida em vitamina A. Por isso, comer cenouras evita certos tipos de distúrbios visuais. No entanto, comer cenouras em abundância não é garantia de boa visão, pois a presença de retinal garante apenas o funcionamento de parte do aparelho visual, uma vez que muitos outros fatores estão envolvidos no processo visual.
            Estas são as fórmulas estruturais do beta-caroteno e da vitamina A:

           
Beta-caroteno                                                                      Vitamina A


Por hoje é só, boa leitura e até a próxima!


REFERÊNCIAS:
PERUZZO, Francisco Miragaia.Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário