quinta-feira, 25 de outubro de 2012

“Perfume: a História de um assassino”


Bolsista: Mônika
            Hoje iremos comentar sobre a história desse filme. Na terça-feira do dia 23-10-2012, os alunos do 4º ano do integrado do IFG- Campus Uruaçu-GO e os alunos do 6º Período do Colégio Estadual Alfredo Nasser (escola campo em que o Subprojeto de Química III se encontra em efetivo serviço), reuniram-se no auditório do IFG- Campus Uruaçu-GO, sob a supervisão da Professora Nilma que leciona nesses dois locais, para assistirem este filme e discutirem as partes químicas nele contida, com o auxilio dos alunos de licenciatura em Química do 7º e 8º Períodos, a discussão foi fundamentada em um artigo da revista Química Nova na Escola escrito por Santos P.N. e AquinoA.S(2011), cujo tema é “Utilização do cinema em sala de aula: Aplicação da química dos perfumes no ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica.”

            A trama se dá mediante a história de Jean-Baptiste Grenouille, que por possuir um olfato apuradíssimo, luta pela busca da realização do perfume perfeito e atraído pelos odores exalados das mulheres, começa uma série de assassinatos das mesmas para que assim ele trabalhasse na construção que segundo ele seria um perfume perfeito. No filme ele consegue criar um perfume perfeito e que causava grandes sensações nas pessoas.
            Mas e na vida real, será que este perfume existe? A verdade é que o ser humano possui um olfato capaz de detectar diversos tipos de aromas e odores por meio do sistema olfativo pelas diferentes moléculas dispersas no ar.
            E esse é nosso assunto de hoje, vamos descobrir juntos como se percebe a química do cheiro?
            Toda pessoa possui um cheiro único e um tipo de pele diferenciado, detectamos diversos tipos de aromas e odores, por meio do estímulo sensitivo de nosso sistema  olfativo. Os receptores sensoriais ou quimiorreceptores, estão localizados no epitélio olfativo, um pedaço de tecido localizado na cavidade nasal. No tecido epitelial, encontra-se as estruturas das células: os cílios , eles são responsáveis pela decteção dos diferentes tipos de cheiros como bons ou ruins. Uma camada de muco dissolve as moléculas, assim que elas chegam a esses receptores. O cérebro é capaz de interpretar e distinguir todos os tipos de cheiro.
            Os conteúdos que também podem ser abordados por mio deste filme são de Funções Oxigenadas e sobre como a química pode estar relacionada na fabricação de um perfume.
Veremos então o que é Funções Oxigenadas, são grupos de compostos orgânicos constituídos por Carbono, Hidrogênio e Oxigênio. Entre eles estão o álcool, fenol, aldeído, cetona, éter e acido carboxílico.
Exemplo: O etanol, fenol e  aldeído.
             

Fonte:
www.infoescola.com › Química
qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_3/160-RSA02910.pdf
qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/01-QS9309.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário