quarta-feira, 3 de outubro de 2012

“NOVAS EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DO ELEMENTO 113 DA TABELA PERIÓDICA”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa

      Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre cientistas japoneses que dizem ter conseguido criar elemento 113 da tabela periódica.

NOTÍCIA:
          Cientistas japoneses publicaram na quarta-feira (26 de Setembro) um estudo que traz as maiores evidências já obtidas para a existência de um átomo do elemento com o número atômico 113 – que poderia, então, ser acrescentado à tabela periódica.
          A pesquisa, publicada pela Revista da Sociedade Física do Japão, pode encerrar as buscas por este elemento. Há nove anos, os especialistas do Centro Riken Nishina tentavam encontrá-lo. Em 2004 e 2005, chegaram a detectá-lo, mas o achado não foi reconhecido pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês) nem pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), e o elemento não entrou na tabela.
        Com o novo estudo, os japoneses acreditam que superaram o problema e que o elemento finalmente será reconhecido. Todos os elementos com número atômico acima de 99 são muito pesados e instáveis. Esses elementos não existem na natureza; são criados em laboratório e têm vida curta, se transformando radioativamente em outros elementos.
     Os isótopos do elemento 113 têm vida muito curta, e sua existência é verificada pelos seus “decaimentos”, ou seja, os cientistas medem o resultado das suas transformações para concluir se ele chegou a existir ou não. Na pesquisa de 2004, foram verificados quatro decaimentos, o que não foi suficiente para o amplo reconhecimento. No atual estudo, os japoneses verificaram seis decaimentos, e acreditam ter a prova definitiva da criação do elemento.
        Caso venha o reconhecimento, o Japão poderá escolher o nome do novo elemento – que, desde 2004, é chamado provisoriamente de unúntrio. Até o momento, o país nunca teve essa honra. De qualquer modo, terão que aguardar pela análise de comissão conjunta da IUPAC e da IUPAP, o que deve levar alguns meses.
          Caros amigos e seguidores do QUIPIBID, que bom estar mais uma vez com vocês, trazendo mais informações químicas. Hoje vamos falar sobre a Tabela Periódica,que tem uma grande importância nos estudos de química. Vamos lá?
         Ao longo dos tempos vários cientistas tentaram organizar os elementos conhecidos e até mesmo prever a existência de outros. Entre eles temos:
Dimitri Ivanovitch Mendeleev - (em 1868): Químico russo que lançou a idéia da "lei periódica dos elementos", sendo a base da classificação moderna, organizava os elementos em ordem crescente de massas atômicas. É considerado o “pai da tabela periódica” por conseguir agrupar os elementos em uma única classificação e ainda prever as características dos elementos até então desconhecidos.
            Esses estudos contribuíram para que se chegasse à classificação atual dos elementos químicos.  
       A Tabela Periódica atual é formada por 118 elementos (sendo que 4 deles ainda não foram oficializados pela IUPAC) distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. As linhas verticais da Tabela Periódica são denominadas de grupos ou famílias e estão divididas em 18 colunas. Os elementos químicos que estão na mesma coluna na Tabela Periódica possuem propriedades químicas e físicas semelhantes. 
            Alguns grupos ou famílias possuem nomes especiais. São elas:
Grupo 1 - Metais Alcalinos
Grupo 2 - Metais Alcalino-terrosos
Grupo 13 - Família do Boro
Grupo 14 - Família do Carbono
Grupo 15 - Família do Nitrogênio
Grupo 16 - Calcogênios
Grupo 17 - Halogênios
Grupo 18 - Gases Nobres  
            Os elementos da Tabela Periódica podem ser classificados como:
Metais: Eles são a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio.
Não-Metais: Ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho como os metais.
Gases Nobres: São elementos que apresentam a característica de serem estáveis e por isso são pouco reativos.
Hidrogênio: O hidrogênio é um elemento considerado à parte por ter um comportamento único.  
            Espero que tenham gostado e até o próximo post!!

Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/japoneses-dizem-ter-conseguido-criar-elemento-113-da-tabela-periodica.html
http://www.iupac.org/fileadmin/user_upload/news/IUPAC_Periodic_Table-1Jun12.pdf
- REIS, M.; Química – Meio Ambiente – Cidadania – Tecnologia. v. 1, Editora FTD, 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário