sábado, 13 de outubro de 2012

A QUÍMICA DA URINA


Bolsista: Gisléia Chaves
            Bom dia amigos do Quipibid! A matéria de hoje trás informações muito importantes sobre a composição química presente na urina.
                                      

                         Nossa dieta alimentar inclui proteínas, que são substancias nitrogenadas, ou seja, que contêm nitrogênio como um dos elementos químicos constituintes.
                         O processamento das proteínas pelo nosso organismo fornece, como substância nitrogenada a ser excretada, a uréia. Ela constitui de 2% a 5% da urina humana. Esse é o meio que nosso organismo utiliza para eliminar resíduos nitrogenados indesejáveis produzidos a partir das proteínas.

                         A decomposição da uréia, em solução aquosa, dá origem a gás carbônico e amônia. Esta última possui um cheiro forte e desagradável, que muito contribui para o odor dos banheiros mal- lavados.
                         A uréia é uma substância orgânica pertencente à função química amida. Sua fórmula estrutural é:
                                    
                        
                         Do ponto de vista industrial, a uréia é uma substância extremamente importante. Ela é fabricada em grandes quantidades por meio da reação, sob condições apropriadas, de gás carbônico e amônia.
                         Entre suas muitas utilidades, destacam-se:
·         Componente de fertilizantes.
·         Matéria- prima para plásticos.
·         Suplemento alimentar para o gado.
·         Matéria- prima para a indústria farmacêutica.

E para finalizar, quero lhes informar que a urina dos animais mamíferos também contém uréia.

  Boa leitura e até a próxima!

REFERÊNCIAS:
PERUZZO, Francisco Miragaia.Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. ed. – São Paulo: Moderna, 2006. Volume: 3

  http://www.google.com.br/search?q=f%C3%B3rmula+estrutural+da+ur%C3%A9ia&hl=pt-BR&rlz=1T4SKPB_pt-BRBR375BR375&prmd=imvnsfd&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=4Kx0UM_0JJOD0QG5_YCgCg&ved=0CAoQ_AUoAQ&biw=1366&bih=590

Um comentário: