sábado, 13 de outubro de 2012

IRON MAN


Bolsista: Mônika

            Hoje iremos conhecer a história do super herói bastante irreverente na área tecnológica. Homem de Ferro conta a trama de Tony Stark, o milionário herdeiro das Indústrias Stark, conhecida por fabricar os melhores armamentos militares do mundo. Ele é um gênio e também é conhecido por ser o maior playboy. E se vê vitima de sua própria criação, por isso, decide salvar o mundo das armas que ele criou, faz uma de suas maiores invenções constrói sua armadura com uma inusitada combinação de Titânio e ouro e um dispositivo radioativo que substituiu seu coração, tornando-se meio-homem meio-máquina, lutando contra o que ele mesmo havia construído.
            Neste filme é possível perceber a nossa amiga química presente em várias cenas. Um exemplo é a armadura de Tony Stark,ela é uma liga metálica de Titânio e Ouro, aliás, você sabe o que é uma liga metálica? Pois bem, esse será o nosso assunto dessa semana.

            Ligas Metálicas são misturas solidas de dois ou mais elementos, sendo que a maior parte presente é de elementos metálicos. Exemplos, o ouro dezoito quilates é uma liga de cobre e ouro e eventualmente prata, o bronze é uma liga de cobre e estanho, o latão é uma liga de cobra e zinco, o aço é uma liga de ferro com pequena quantidade de carbono.
 
As propriedades das substâncias metálicas são o brilho característico, altos pontos de fusão e ebulição, maleabilidade, ductibilidade, resistência a tração. Os metais são bons condutores de corrente elétrica, por isso possuem em sua estrutura elétrons livres para se movimentarem, os núcleos dos átomos dos metais não exercem uma atração muito alta sobre os elétrons da sua ultima camada e por isso, possuem alta tendência de perder elétrons. Um metal sólido é constituído por átomos em posições ordenadas com seus elétrons de valência livre para se movimentar por todo o metal, assim temos um amontoado organizado de íons metálicos positivos mergulhados num “mar de elétrons livres”, que explica a condutividade elétrica dos metais.

Fonte:
- Química na abordagem do cotidiano / Francisco Miragaia Peruzzo (Tito), Eduardo Leite do Canto. – 4. Ed. – São Paulo : Moderna, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário