domingo, 14 de outubro de 2012

NA NATUREZA, NADA SE PERDE, NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA (Antoine Lavoisier)


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis
Este experimento foi realizado por alguns alunos do Colégio Estadual Alfredo Nasser em uma aula prática oferecida pela supervisora do projeto PIBID, professora Nilma, com a colaboração das alunas Solange Batista de Sousa Anacleto Reis e Ana Lúcia, nas dependências do laboratório de química do IFG – Campus Uruaçu.
 A solicitação de que o experimento fosse postado aqui no nosso blog foi do aluno Geovane que cursa o 4º ano na Escola Estadual Alfredo Nasser - CEAN, que durante a execução do mesmo, indagou-nos sobre a presença do roteiro da prática no blog, para que ele e até outras pessoas pudessem realizá-lo em casa, já que os materiais e reagente são de fácil acesso e assim, entender um pouco mais de estequiometria, que é o conteúdo referente a essa prática.

MATERIAIS E REAGENTES
* Um comprimido antiácido efervescente (Sonrisal, Sal de Andrews, Sal de fruta Eno, Aspirina C, dentre outros)
* Béquer ou copinho descartável
* Vidro de relógio para tampar o recipiente ou pode-se usar a própria embalagem.
* Água
* Balança simples

PROCEDIMENTO
* Coloque água no béquer ou copinho até a metade. Em seguida, coloque o vidro de relógio em cima do béquer e o comprimido em cima do vidro de relógio. Pese tudo e anote a massa, que será considerada “massa inicial (m1)”.
* Coloque o comprimido na água e tampe imediatamente com o vidro de relógio, ou com a própria embalagem (tomando o cuidado de não haver perda de material). Pese novamente todo conjunto (inclusive toda a embalagem vazia do comprimido) e anote a massa, que será considerada “massa final (m2)”.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
O primeiro passo a ser tomado é escrever a equação química, que deverá conter todos os reagentes e a formação dos produtos, estando devidamente balanceada:
NaHCO3(aq)   +   H3C6H5O7(aq)   →   NaH2C6H5O7(aq)   +   H2O(l)   + CO2(g)

Em seguida, calcule a quantidade de massa desprendida durante a reação. Para isso utilize as informações obtidas durante a pesagem antes e depois de adicionar o comprimido na água:
m (CO2) = m1- m2
Agora chegou o momento esperado: A realização do cálculo estequiométrico para a identificação do teor de bicarbonato de sódio (NaHCO3) presente no comprimido. Para isso, será montada a uma regra de três, onde M (massa molar – retirada da tabela periódica), m (massa de CO2 encontrada durante a pesagem):

M(NaHCO3) ------------------------ M(CO2)
         X ------------------------------- m (CO2)

EXPLICANDO….
Os antiácidos são normalmente bases, que tem a função de neutralizar a acidez estomacal, causada na sua maioria por uma alimentação incorreta, mas pode ser causada também por ansiedade ou nervosismo. A maioria dos antiácidos utilizam bicarbonato de sódio (NaHCO3), que ao reagir com o ácido clorídrico (HCl) presente no estômago, formam o cloreto de sódio (NaCl), que é uma substância neutra, água (H2O) e gás carbônico (CO2).
O bicarbonato de sódio é um pó branco que forma uma estrutura cristalina solúvel em água. É classificado como alcalino solúvel e pode ser denominado de hidrogenocarbonato de sódio.
O gás carbônico tem muitas aplicações industriais, e podemos destacar: espumas poliméricas, gaseificação de refrigerantes e vinhos e também na refrigeração. Pode ser chamado também de dióxido de carbono, é mais denso que o ar, não é comburente e é bastante usado em extintores de incêndio.
Falamos um pouquinho, sobre os benefícios da utilização dos antiácidos em casos de acidez estomacal, mas devo ressaltar o lado negativo da sua utilização de maneira desordenada e sem prescrição médica. Usando o antiácido todos os dias, por exemplo, o bicarbonato de sódio irá neutralizar o ácido gástrico, o que ocasionará um aumento na formação de gases no estômago, devido a liberação de um excesso de gás carbônico.

REFERÊNCIAS
www.brasilescola.com › Química  Química dos alimentos Acesso em: 14/10/2012 às 00h e 5m.
educador.brasilescola.com › Estratégias de Ensino  Química Acesso em: 14/10/2012 às 00h e 23m.


Nenhum comentário:

Postar um comentário