sábado, 20 de outubro de 2012

Plutônio (Pu)

                                                                                               Bolsista:Leonice Paraguai
 
Olha pessoal! Hoje vamos conhecer algumas características do Plutônio, um “Elemento Químico” descoberto há pouco tempo. Seu nome foi dado em alusão ao planeta plutão, assim como outros metais. É inexistente em estado natural é um elemento radioativo e produzido artificialmente, mas o plutônio é obtido a partir do bombardeamento de nêutrons lentos. Porém todos os isótopos do plutônio são radioativos. O plutônio ao longo de sua descoberta vem-se destacando pelo uso em armas nucleares e na produção de energia nuclear.

 
          O plutônio tem uma coloração prateada, mas a uma mudança de cor em contato com o ar tornando assim, de prateada para o amarelo. Com elevação da temperatura, apresenta dilatação irregular e aumento da condutividade elétrica. O plutônio é um elemento muito eletropositivo, tem forte tendência a ceder elétrons a átomos de oxigênio, carbono e nitrogênio, para dar origem a óxidos, carbonetos e nitretos de estabilidade média.

O isótopo mais importante do plutônio é o 239, físsil e de meia-vida extremamente longa (924.360 anos), que pode ser produzido, em grandes quantidades, em reatores regeneradores, por meio de radiações de nêutrons com o urânio 238, abundante, mas não físsil. A imediata constatação de seu caráter físsil transformou o elemento no combustível nuclear por excelência, obtido a partir do urânio enriquecido. Com o passar do tempo, encontraram-se pequenas quantidades (traços) de plutônio em minérios de urânio.

O plutônio foi descoberto em 1940 por Glenn Seaborg, Joseph Kenend e Arthur Wahl, que submeteram o urânio ao bombardeamento com deutério a baixa velocidade, em Berkeley, na Califórnia. A pilha de urânio fabricada em, 1942 sob a direção de Enrico Fermi modelo das posteriores, forneceu o plutônio empregado com fins bélicos em 1945.

O aproveitamento pacífico do elemento se dá na produção de isótopos radioativos para o tratamento de tumores e da leucemia. O plutônio também é utilizado como combustível para satélites artificiais, em sondas espaciais e como componente de marca passos cardíaco.

               É um elemento extremamente tóxico e reativo, capaz de contaminar o meio ambiente, é prejudicial à saúde podendo causar morte. A maior parte do plutônio existente é obtido como produto do trabalho de reatores nucleares em seguida sendo comercializado.

                  Por hoje é só pessoal! Até a próxima matéria com outras informações sobre outro “Elemento Químico

 
Referência



 
                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário