sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dentes com esmaltes


                                                                          Bolsista: Eliana  Carvalho




     Oi galerinha Quipibid! Vocês sabem que nossos dentes possuem esmaltes para fortalecer e torna-os mais elegantes. Mas o que os esmaltes dos dentes tem haver com a Química? E eu respondo a vocês que há um equilíbrio químico, onde o principal constituinte do esmalte dos dentes é a hidroxiapatita, Ca5OH(PO4)3(S). Por estar em meio aquoso (saliva) a hidroxiapatita entra em equilíbrio de dissociação de seus íons:
 Ca5OH(PO4)3(S)                  5Ca2+(aq) + 1OH1-(aq) + 3PO43-(aq)
        O consumo de alimentos ou bebidas ácidas (como refrigerantes) desloca o equilíbrio de dissociação da hidroxiapatita no sentido direto, fragilizando o esmalte dos dentes. Escovar os dentes com uma pasta alcalina (de pH > 7) desloca o equilíbrio no sentido inverso, ajudando a torná-los mais resistentes.
       Uma ótima alternativa para evitar o desequilíbrio e tornas os dentes mais resistentes é a utilização de pastas que contêm íons fluoretos, F1-, sendo que elas têm a propriedade de substituir os íons OH1- na hidroxiapatita, formando fluorapatita, cujo equilíbrio de dissociação não se desloca no sentido direto tão facilmente na presença de ácidos.
Ca5OH(PO4)3(S)                  5Ca2+(aq) + 1F1-(aq) + 3Po43-(aq)
       Que lega! Amigos leitores da Química da Beleza sabermos que existem equilíbrios químicos que fazem com que nossos dentes mantenham saudáveis, resistentes, bonitos e naturais graças a química.
Fontes:
Reis, M. Química 2 Meio ambiente Cidadania Tecnologia, 1ª Edição, São Paulo: FTD, 2010. P.268-269.

http://www.cabelomaquiagem.com/tratamentos-esteticos diferenciados/branqueador-de-dentes/


Nenhum comentário:

Postar um comentário